Paraná
Jesuítas deram início à colonização das áreas que se localizam nos campos do sul: Objetivando a catequização dos indígenas, os jesuítas espanhóis foram os fundadores de diversas missões no território que é hoje o Rio Grande do Sul.
Os primeiros que imigraram para o Sul do Brasil foram os açorianos. Após a imigração dos açorianos, houve a vinda em especial dos alemães (1824, São Leopoldo, Rio Grande do Sul), e dos italianos (1875). Outros grupos (árabes, poloneses e japoneses) também estiveram à procura da região para fazer dela sua morada.
São cultivados principalmente milho, feijão, mandioca, batata, frutas e fumo. Monocultura comercial: Se desenvolve em fazendas de maior porte. A monocultura tem frequência nas áreas campestres localizadas no Rio Grande do Sul, onde são cultivados soja, trigo e, algumas vezes arroz.
Destaque de crescimento na produtividade para a Região Sul com Kg/ha no ano de 2017, ocupando atualmente a 1ª colocação. A Região Centro-Oeste vem na 2ª posição, com kg/ha. O Estado do Pará é o detentor das maiores áreas plantadas de mandioca do Brasil com 20,97% do total.