Número de elétrons no subnível mais energético: o subnível mais energético é o 6s. Assim, o número de elétrons nele é 2. Número de elétrons no subnível mais externo: o subnível mais externo também é o 6s.
2 - Distribuir os elétrons do átomo normal de xenônio (Z=54) em ordem de camada. Há alguns elementos químicos cuja distribuição eletrônica não “bate” com o diagrama de Pauling....Mapa Mental: Distribuição Eletrônica.
Para conseguir a localização de um elemento na tabela periódica é preciso lembrar que cada coluna vertical da tabela periódica é um grupo. Os elementos químicos correspondentes ao mesmo grupo possuem propriedades similares e normalmente o mesmo número de elétrons no nível mais externo da camada de valência.
Os dezoito grupos (colunas verticais) da tabela periódica e os respectivos elementos que a pertencem são:
O sódio é um elemento químico de símbolo Na, possui número atômico 11 (11 prótons e 11 elétrons ) e massa atômica 23 u, se classifica como metal alcalino na Tabela Periódica e pertence a famíla 1 A. O sódio é um sólido em temperatura ambiente, é macio e tem coloração branca.
O flúor é um elemento químico representado pelo símbolo F, cujo número atômico é 9.
prata (Ag)
47
metais de transição
Lista
Imagem do símbolo químico da Prata -Argentum (Ag) e suas aplicações. A Ag tem número atômico (Z) = 47 e Massa Atômica (A) = 108, está localizado no grupo 11 ou família 1B e no 5º período da tabela periódica dos elementos químicos, sua distribuição eletrônica é K2 L8 M18 N18 O1.
É um metal que apresenta cor característica (branco-prata) e um brilho metálico muito intenso. Quando a prata entra em contato com o oxigênio, ocorre uma reação química com formação do óxido de prata, que é um material negro que pode ser retirado facilmente por meio do processo de polimento da peça.