crossorigin="anonymous">
O Escopo do Projeto é todo o trabalho necessário para obter um produto, serviço ou resultado. ... De acordo com o Guia PMBOK®, referência mundial em gestão de projetos, o escopo do projeto deve conter o trabalho necessário – e apenas o necessário – para que o projeto possa ser entregue com sucesso.
Durante a primeira fase do projeto, é preciso estruturar o projeto com o Termo de Abertura, que é o documento que vai dar o start do projeto, e o Business Case.
Parecido com um organograma empresarial, o WBS é geralmente elaborado após a abertura do projeto, nas fases iniciais de planejamento. Como possui um caráter bastante descritivo, pode também ser incluído na declaração de seu escopo.
A EAP (Estrutura Analítica do Projeto), do inglês Work Breakdown Structure (WBS), é uma subdivisão hierárquica do trabalho do projeto em partes menores, mais facilmente gerenciáveis. Seu objetivo primário é organizar o que deve ser feito para produzir as entregas do projeto.
A EAP é utilizada para “desmembrar” as fases de um projeto buscando facilitar a execução do mesmo, geralmente utiliza uma estrutura em arvore. A finalidade da EAP é colocar em evidência os itens reais necessários para a realização de um projeto tornando-se assim um elemento base para a elaboração do mesmo.
Criar a EAP é o processo de subdividir os produtos do projeto e o trabalho do projeto em componentes menores e mais gerenciáveis.
A estrutura analítica do projeto (EAP) serve também para diluir as tarefas e melhor apresentá-las. ... Ao desenvolver uma EAP, o gerente do projeto estabelece as fases principais e, em seguida, mapeia as tarefas necessárias para atingir esses resultados.
Como montar um projeto – passo a passo
Todo projeto deve possuir um objetivo claro. Isso porque projetos demandam recursos humanos e financeiros para serem executados. Além disso, cada projeto é único porque depende de situações e partes interessadas diferentes. ... É importante ressaltar que um projeto não deve ser confundido com um processo.
Como já citamos, um projeto deve ter uma duração determinada – um ínicio e um fim. Portanto, ele normalmente segue algumas etapas que o guiam nesse processo e o levam até o momento da conclusão. Essas etapas são: iniciação, planejamento, execução, controle e finalização.
a) sucesso total: Um projeto bem sucedido é aquele que atingiu a meta. Isto geralmente significa que foi concluído e produziu os resultados e benefícios esperados e os principais envolvidos ficaram plenamente satisfeitos.
São características de um projeto: