Geralmente, o exame imunohistoquímico é realizado primeiro: Se os resultados forem 0 ou 1+, o câncer é HER2 negativo. Pacientes com tumores HER2 negativo não são tratados com medicamentos que têm como alvo a HER2. Se o resultado for 3+, o câncer é HER2 positivo.
O esôfago, estômago e duodeno devem apresentar uma cor rosada e textura suave e uniforme. Não deve haver nenhum sangramento, tumores, úlceras ou inflamação - qualquer alteração dessa ordem será analisada.
O exame de sangue é útil no diagnóstico do câncer de mama, pois normalmente quando há algum processo cancerígeno, algumas proteínas específicas têm sua concentração aumentada no sangue, como por exemplo o CA125, CA 19.
O câncer de mama pode ser detectado por meio do exame de mamografia. Porque este exame é recomendado? Com a mamografia a doença pode ser detectada em estágio inicial, e as chances de cura ficam muito maiores, chegando a até 95%.
Presença de nódulos Por meio dos toques do autoexame de mamas, é possível detectar nódulos nos seios. Em geral, têm a forma e consistência diferentes do resto da mama, similar a um caroço interno, podendo causar dor ou não. Alguns “carocinhos” costumam se deslocar no tecido mamário.
Nódulo, em patologia, é uma lesão sólida, elevada, com mais de 1 cm de diâmetro, é geralmente bem delimitada e de origem epitelial ou conjuntiva. Pode ser pediculada ou séssil. Quando não está se expandindo é classificado como benigno e quando está é classificado como maligno.