crossorigin="anonymous">
Os gêneros discursivos são tipos relativamente estáveis de enunciados. Eles organizam nosso discurso, conforme postula Bakhtin, e são muito eficientes na sala de aula para o ensino de línguas. ... Como sabemos, esses documentos orientam as práticas e estratégias de ensino de línguas no país.
Os gêneros do discurso, textos formais, textos informais, textos verbais, textos não-verbais, texto visual, textos didáticos, poema, texto literário, textos de diferentes ramos do conhecimento.
Os gêneros discursivos que temos em nossa língua estão presentes em forma de aula, debates, mensagens, receita, noticia e etc... cada gênero discursivo tem a sua particularidade, não se escreve um bilhete como se escreve uma carta, uma noticia é diferente de uma reportagem porque cada um tem a sua função.
262) objetiva-se demonstrar que o trabalho com os diferentes gêneros discursivos no processo de alfabetização possibilita aos alunos a construção e conhecimento de competências leitoras e escritoras. Sabe-se conforme as ideias de Bronckart (2003, p.
Domínio discursivo constitui muito mais uma “esfera da atividade humana” no sentido bakhtiniano do termo do que um princípio de classificação de textos e indica instâncias discursivas (por exemplo: discurso jurídico, discurso jornalístico, discurso religioso etc.).
Propaganda é qualquer forma paga de apresentação e promoção não-pessoal de idéias, produtos ou serviços, realizada por um patrocinador identificado, tendo como objetivo: informar, persuadir o lembrar. ... As mensagens de propagandas podem ter apelos: Moral, racional, emocional, de medo, sexual, humorístico.
Tipologia: Consiste no estudo dos tipos no intuito de fazer a escolha da letra adequada para um determinado trabalho, de modo que a palavra ou o texto seja lido sem dificuldades. ... Na propaganda, é um termo comum e que, a princípio, pode-se dizer que significa o mesmo que tipo ou tipologia.