Anatomia humana é o campo da biologia responsável por estudar a forma e a estrutura do organismo humano, bem como as suas partes. O nome anatomia origina-se do grego ana, que significa “parte”, e tomnei, que significa cortar, ou seja, é a parte da biologia que se preocupa com o isolamento de estruturas e seu estudo.
Atualmente, a Anatomia pode ser subdividida em três grandes grupos: Anatomia macroscópica, Anatomia microscópica e Anatomia do desenvolvimento. A Anatomia Macroscópica é o estudo das estruturas observáveis a olho nu, utilizando ou não recursos tecnológicos os mais variáveis possíveis.
Anatomia topográfica é um método de estudo do corpo humano por regiões: cabeça, pescoço, tórax, abdome, dorso, membros, pelve e períneo. O objetivo deste estudo é conhecer os conceitos básicos dessas regiões.
'Anatomia Funcional' é um livro que procura descrever as estruturas anatômicas com base no conhecimento da função dos elementos constituintes dessas estruturas, com enfoque na geração do movimento humano, buscando apresentar as implicações funcionais decorrentes do processo de adaptação dessas estruturas ao exercício ...
Como estudar anatomia?
O estudo dos dados anatômicos é fundamental para possibilitar ao enfermeiro o reconhecimento dos órgãos do corpo humano, assim como a morfologia, localização, função e organização desses órgãos em sistemas. Esse conhecimento é indispensável à atuação profissional.
A anatomia é a área da ciência que realiza os estudos, de forma macroscópica e microscópica, acerca da constituição e do desenvolvimento dos seres vivos organizados, analisando sua composição e estruturação e como os sistemas se relacionam entre si.
O estudo dos dados anatômicos é fundamental para possibilitar ao PROFISSIONAL DA SAÚDE o reconhecimento dos órgãos do corpo humano, assim como, a morfologia, a localização, a função e a organização desses órgãos em sistemas.
Como sabemos, o corpo dos seres vivos apresenta vários processos complexos que garantem seu funcionamento adequado, tratando-se de uma máquina completamente perfeita. Estudar esses processos é fundamental, por exemplo, para promover a saúde da população, evitar doenças e permitir uma melhor qualidade de vida.
Anatomia é importante pra qualquer profissional dentro da área da saúde. Para um profissional de farmácia, por exemplo, é importante pra conhecer os órgãos, como eles funcionam e como vai ser ação dos fármacos sobre eles. ... Anatomia e fisiologia é importante pra qualquer profissional dentro da área da saúde.
Em anatomia, os planos anatómicos ou planos anatômicos são planos hipotéticos usados para dividir o corpo humano de forma a descrever a localização de estruturas ou a direção dos movimentos. ... O plano frontal ou coronal divide o corpo nas porções anterior (frente) e posterior (costas).
A posição anatômica nada mais é que um referencial para podermos localizar e descrever as estruturas anatômicas, padronizados a todos anatomistas ou profissionais de saúde.
O conhecimento da posição anatômica e o conhecimento dos planos e eixos para o estudo do corpo humano, é de suma importância para o bom entendimento de um padrão em qualquer corpo.
A posição anatômica de referência é: primeiramente, ereto, ou seja, em posição ortostática. A cabeça, o olhar e os dedos dos pés voltados anteriormente, ou seja, para frente. Os braços devem estar posicionados ao lado do corpo, e as palmas das mãos voltadas também anteriormente.
Planos Anatômicos Têm o objetivo de separar o corpo em partes para facilitar o estudo e nomear as estruturas anatômicas com relação espacial. Ou seja, através dos planos anatômicos podemos dividir o corpo humano em 3 dimensões e assim podemos localizar e posicionar todas estruturas.
As ações articulares ocorrem em torno de um eixo horizontal ou transversal e incluem os movimentos de flexão e extensão. O Plano Frontal ou Coronal divide o corpo em partes anterior (ventral) e posterior (dorsal). As ações articulares ocorrem em torno de um eixo anteroposterior (AP) e incluem a abdução e a adução.