evolução da população brasileira
Oito milhões
Segundo dados publicados pela Funai, a população indígena em 1500 era de aproximadamente 3.
Resposta: Pois não haviam condições para isso naquela época. Não era possível saber exatamente o número porque as paróquias eram quem faziam esses registros e alguma pessoas codifícil acesso acabavam não fazendo seus registros.
No primeiro censo demográfico (1872) constatou-se que a população daquela época era de 10 milhões de habitantes, mais tarde, em 1900 o número de habitantes saltou para 17,4 milhões e em 1940 atingiu 41,2 milhões de pessoas.
O Brasil tinha menos de dez milhões de habitantes, dado apurado pelo Censo de 1872. A atividade econômica era centrada no café e na exportação de poucos produtos primários. A relação social fundamental era a escravidão, o que gerava um mercado interno diminuto.
Resposta. Resposta: A população do Brasil cresceu cerca de 22 vezes desde 1872, passando de 9.
A partir de 1934, com a adoção da "Lei de Cotas" que estabelecia limites à entrada de imigrantes, o aumento da população dependeu, principalmente, do crescimento vegetativo (cv), isto é, a diferença entre as taxas de natalidade e a de mortalidade expressa em % (por cem) ou %0 ( por mil) habitantes.
No Brasil, o crescimento vegetativo é o principal responsável pelo aumento populacional, já que os fluxos migratórios ocorreram de forma mais intensa entre 1800 e 1950.
Resposta. Que o Brasil vem obtendo números constantes de crescimento populacional que apresentam resultados proporcionais ao crescimento natural.
A população é marcada pela diversidade devido aos tempos de colonização em que Portugueses, indígenas e africanos mantinham contato.
O motivo da maior parte da população brasileira se concentrar no litoral, se deve ao processo de colonização dos portugueses que chegaram inicialmente no Brasil fundando cidades e fortes ao longo do litoral com o objetivo de proteger seu território de invasões.
Podemos explicar a grande diversidade cultural que compõe a população brasileira foi criada por causa de sua matriz étnica, que inicialmente reuniu europeus, nativos indígenas e africanos. ... Toda essa reunião de diversos povos no Brasil resultou na grande diversidade cultural.
São elementos característicos da cultura brasileira a música popular, a literatura, a culinária, as festas tradicionais nacionais, como o Carnaval, e as festas tradicionais locais, como as Cavalhadas de Pirenópolis, em Goiás, e o Festival de Parintins, no Amazonas.