1º princípio: “universalidade” - a aprendizagem é co-extensiva à própria vida, ocorre durante todo o desenvolvimento do indivíduo. ... 2º princípio: A aprendizagem é um processo constante e contínuo. 3º princípio: “gradatividade” - A aprendizagem é gradual, isto é, aprende-se pouco a pouco.
Pilares da andragogia
A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade da Educação Básica com identidade própria, pautada nos fundamentos conceituais representados pelos princípios de equidade, diferença e proporcionalidade, e pelas funções reparadora, equalizadora e qualificadora, que visam a garantir uma oferta de qualidade aos ...
Desta forma, a alternativa correta é a D, o método andragógico não é recomendado nas situações “I, II, III e IV”. A andragogia foca na aprendizagem e na compreensão do adulto. Esse método tem a visão de que o adulto é um ser com uma bagagem anterior, e com uma vida prática fora da sala de aula.
QUESTÃO 2 Quanto ao papel do professor na andragogia, assinale corretamente: a ) O docente deve colocar o estudante como protagonista do seu processo de aprendizagem, estimulá-lo a se expressar e usar o diálogo como construção coletiva.
Quais as características que motiva essa prática pedagógica? ... A motivação para aprender é maior se for interna (necessidade individual), e se o conteúdo a ser aprendido ser de aplicação imediata. Os adultos trazem uma bagagem de experiências que podem contribuir para sua própria aprendizagem.
4 CULTURA E DIVERSIDADE: Perfil dos alunos e alunas de EJA São jovens e adultos que por sua experiência de vida são possuidores de um saber sensível, o que os diferencia dos demais, sendo em sua grande maioria receptiva para novas aprendizagens.
No cotidiano escolar muitos são os desafios enfrentados pelos alunos da EJA na busca por um ensino com qualidade, como exemplo, a diversidade cultural, a diferença de idades entre os alunos, equacionando dificuldades de estabelecerem boas relações, a superação do analfabetismo digital, o cansaço, a formação ...
Se parte do entrave da EJA está em garantir que estas pessoas tenham condições de dedicar tempo para os estudos, outra vem da dificuldade de ressignificar a escola. “Quando nossos alunos de EJA chegam aqui, temos que trabalhar com a autoestima deles, porque se sentem fracassados e incapazes.
As especificidade do EJA pode ser observada a partir de suas características básicas, que vão desde do auxílio do aluno à distância, até a praticidade na observação das aulas e do conteúdo a ser apresentado.
Dentre as especificidades da Educação de Jovens e Adultos, pode-se citar: condição de trabalho; dificuldade de absorção do conteúdo. ... Essa ação faz com que se tenha uma tomada de decisão diferente no EJA, visto que os alunos devem despertar o interesse no processo de ensino e aprendizagem para efetivar sua prática.
6 dicas de como motivar os alunos para a aprendizagem
Tem como objetivo ampliar as oportunidades de acesso à educação e de conclusão do Ensino Fundamental. O curso é presencial, tem duração de 4 anos e está dividido em quatro Etapas: Etapa Alfabetização (2 semestres), Etapa Básica (2 semestres), Etapa Complementar (2 semestres) e Etapa Final (2 semestres).
O programa foi criado por um Decreto nº 6093 de 24 de abril de 2007, e seu objetivo era a universalização da alfabetização de Jovens e Adultos, a partir dos 15 anos ou mais e foi realmente uma conquista porque ele passou a financiar a Educação de Jovens e Adultos que a vinha sendo sempre precária, por parte do governo.
A EJA possibilita ações educativas propiciando aos educandos não apenas o acesso á escola, mas como também á educação continuada que estimula ao aluno a lidar com, as transformações que ocorrem na sociedade inclusive no mercado de trabalho.
A EJA tem um modelo pedagógico próprio com o objetivo de criar situações de ensino-aprendizagem adequado às necessidades educacionais de jovens e adultos, englobando as três funções: reparadora, equalizadora e a permanente, citadas no Parecer 11/2000 da CEB/CNE.
No âmbito da inclusão social inserido no contexto educacional, a Educação de Jovens e Adultos (EJA) destina-se aqueles que, em situação de privação, não efetuaram os estudos em idade própria. ... Tal política é incentivada pelo poder público e privado de ensino seguindo as características dos jovens e adultos brasileiros.
Desse modo, a função reparadora da EJA, no limite, significa não só a entrada no circuito dos direitos civis pela restauração de um direito negado: o direito a uma escola de qualidade, mas também o reconhecimento daquela igualdade ontológica de todo e qualquer ser humano.
É um curso ofertado a jovens a partir dos 15 anos de idade, pela secretaria de educação, presencial ou a distância. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) 9.