O epicurismo é a doutrina do filósofo grego Epicuro segundo o qual o bem é o prazer. O prazer consiste na eliminação de toda a dor; o estado estável do prazer é a ausência de dor, a ataraxia. ... O epicurismo e o estoicismo têm como característica comum garantir ao homem o bem supremo, a serenidade, a paz, a apatia.
b)Epicuro defende que a paciência é a virtude fundamental para o ser humano, pois é justamente através dela que se pode alcançar o estado de Ataraxia. c)Segundo Epicuro, a prudência é a virtude essencial, pois é através dela que mediamos a decisão cerca da saciação dos desejos.
O Estoicismo, baseado numa ética rigorosa de acordo com a leis da natureza, assegurava que o universo era governado por uma razão universal divina (Logos Divino). ... Para os estoicos, a alma deveria ser cultivada, enquanto os epicuristas não acreditavam na reencarnação.
Alcançar a “virtude” é o bem mais elevado. O que os estoicos denotavam como “virtude” era sobressair ou florescer em termos de nossa natureza humana racional. Basicamente, quando você vive de acordo com a virtude, você está vivendo a Boa Vida.
Relativo ao estoicismo; austero; impassível.
Aristóteles considera a ética agir de acordo com a virtude e a felicidade, isto é, agir bem, realizar escolhas sábias. ... A virtude moral é determinada pelos nossos hábitos, podendo ser bons ou ruins. Para Aristóteles a ética é construída porque os homens nascem sem a virtude; precisam aprendê-la com o tempo e o esforço.
Para os gregos a virtude era a qualidade essencial que faz do ser o que ele é, assim é virtuoso o homem que tenta ser bom e perfeito utilizando a razão e o conhecimento para atingir esse objetivo porque essas qualidades são próprias do homem.