Os fenóis (função fenol) são compostos que apresentam um ou mais radicais hidroxila (‒OH) ligados diretamente a um átomo de carbono do anel aromático.
Fenóis são compostos orgânicos oxigenados que apresentam o grupo hidroxila (OH) ligado a um composto aromático. Estão presentes na composição de produtos, como desinfetantes.
Assim, fenóis e especialmente seus derivados clorados, nitrados e alquilados têm sido definidos como poluentes perigosos devido a sua alta toxicidade e persistência no ambiente(5), e estão presentes na lista de substâncias perigosas e poluentes prioritários da EC (Comissão Européia)(6) e da EPA (Agência de Proteção ...
Resposta. Olá! De acordo com a IUPAC, os nomes dos fenóis são dados a segundo o termo hidróxi. A numeração inicia-se com a hidroxila e vai no sentido que proporciona números menores.
As suas principais características físicas referem-se ao ponto de fusão (43 °C) e ponto de ebulição (181,7 °C), considerando que quando alcança o ponto de fusão, o fenol cristaliza em prismas incolores e possui um odor característico, ligeiramente pungente. E, em estado fundido, é um líquido claro, incolor e móvel.
Essa propriedade ocorre porque os elétrons do anel benzênico realizam ressonância, dando estabilidade para o carbono ligado ao grupo OH, enquanto se forma o ânion fenóxido. Graças ao carácter ácido dos fenóis, a substituição do grupo OH é bem mais fácil do que nos álcoois; assim, eles realizam reações de substituição.
Resposta. Pois um fenol corresponde a uma hidroxila ligada diretamente no anel benzênico, mas como pode ser observado na imagem, a hidroxila está ligada a um carbono, o qual não faz parte do benzeno.
Diálcool: se caracteriza pela presença de duas Hidroxilas. Poliálcool: classificação dada aos alcoóis que possuem mais de dois grupos OH ligados à cadeia carbônica. Glicerol: tri-álcool com três carbonos. Os monoálcoois podem ainda ser classificados de acordo com a posição que ocupam na cadeia carbônica.
O álcool é um líquido incolor, inflamável e com cheiro característico. Ele é obtido por fermentação de substâncias açucaradas ou amiláceas ou ainda por processos sintéticos. Quimicamente, os álcoois são compostos orgânicos caracterizados pelo grupo hidroxila (OH). ...
Como acontece a transformação O álcool etílico hidratado a 70 por cento é levado para um laboratório, onde passa por homogenização, adicionamento de reagentes e controle de acidez, que o irá espessar, dando-lhe textura de gel. Depois de pronto, o produto é envasado para, finalmente, ser distribuído.
Aspecto: Líquido Odor: Característico Ph puro: 6,0 – 8,5 Ponto de fusão/ponto de congelamento: Não aplicável Ponto de ebulição inicial e faixa de temperatura de ebulição: 80 °C Ponto de fulgor: < 30°C Taxa de evaporação: Não aplicável.
entre 6 e 8
entre 5 e 7
O álcool 70 (álcool etílico hidratado 70º INPM) é um desinfetante de média eficiência que contém álcool etílico e água (deionizada), ou seja, uma solução aquosa de álcool. A quantidade de álcool pode ser avaliada segundo a fração em volume ou a fração em massa.