crossorigin="anonymous">
Mas Galvani, de forma errônea, atribuiu o fato das patas da rã contraírem à eletricidade do animal, e não aos metais em contato com as pernas da rã. O que de fato Galvani fez sem saber, foi produzir corrente elétrica, o princípio do funcionamento de uma pilha elétrica.
Luigi Galvani
substantivo masculino Ação das correntes elétricas contínuas sobre os órgãos vivos. Eletricidade desenvolvida pelas ações químicas ou pelo contato de dois metais diferentes, com um líquido interposto. Etimologia (origem da palavra galvanismo). Do nome do físico italiano Galvani.
De um órgão especial - formado por um grupo de músculos (diferente para cada espécie) chamados eletroplacas - que, em vez de se contrair, produziam eletricidade. ...
Luigi Galvani e Alessandro Volta No final dos estudos, ofereceu uma explicação mais plausível: a eletricidade, no caso, era produzida pelo contato entre o cobre e o ferro, a rã apenas reagia ao estímulo elétrico. Volta só conseguiu provar definitivamente sua tese em 1799, um ano após a morte de Galvani.
A pilha de Daniell, que representou um aperfeiçoamento da pilha de Volta, era constituída de placas de zinco e cobre mergulhadas em soluções de sais dos respectivos metais. ... Em 1836, o químico inglês John Frederic Daniell (1790-1845) aperfeiçoou a pilha de Volta, tornando-a menos arriscada.
Pilha é um dispositivo no qual ocorre produção de corrente elétrica a partir de energia química oriunda de uma reação de oxidorredução, isto é, uma espécie do reagente perde elétrons (oxidação), enquanto outra espécie ganha elétrons (redução).