Trovadorismo é um estilo de época surgido na Idade Média. Nesse período histórico, predominava o teocentrismo (a ideia de que Deus é o centro de tudo), pois a Igreja Católica, com poderio econômico e político, exercia total domínio no Ocidente. Nesse contexto, surgiram as cantigas trovadorescas ou provençais.
Principais Características. A sátira tem como característica principal a forte carga de ironia e sarcasmo. Embora nem sempre ela tem como objetivo induzir ao riso, geralmente, este estilo literário se aproxima da comédia. Trata-se, portanto, de uma crítica social feita às pessoas e aos costumes de maneira caricata.
A sátira precisa ser engraçada e instigar o riso. Nada é mais interessante em um texto satírico do que a combinação entre crítica e humor. Pense: quais são as coisas em que o público-alvo se interessa e pelas quais se vê representado? Alie a resposta a seus conhecimentos sobre o ocorrido em questão.
O autor da Sátira tinha toda razão ao enaltecer o ofício de escriba. ... Durante o Antigo Império, cada escriba ensinava pessoalmente o seu filho mas, a partir do Médio Império, em algumas cidades apareceram as escolas ou Casas da Vida.
Os Escribas. O escriba profissional era uma importante figura nos vários aspectos da administração do antigo Egito — civil, militar e religioso. A maioria dos egípcios não sabia ler e escrever e quando uma pessoa iletrada precisava redigir ou ler um documento, via-se obrigada a pagar o serviço de um escriba.