Reunindo teóricos e artistas, o movimento busca revalorizar o trabalho manual e recupera a dimensão estética dos objetos produzidos industrialmente para uso cotidiano. A expressão "artes e ofícios" - incorporado em inglês ao vocabulário crítico - deriva da Sociedade para Exposições de Artes e Ofícios, fundada em 1888.
O movimento Arts and Crafts surgiu em Inglaterra ao longo do século XIX, como reação ao materialismo e revivalismo formalista da época victoriana.
Arts & Crafts (lit. artes e ofícios, embora seja mais comum manter a expressão original) foi um movimento estético surgido na Inglaterra, na segunda metade do século XIX. Defendia o artesanato criativo como alternativa à mecanização e a produção em massa e pregava o fim da distinção entre o artesão e o artista.
As idéias do movimento Arts and Crafts, os ventos românticos e a veloz modernização da Europa no final do século XIX inspiraram na França um movimento ainda maior e mais abrangente. O movimento do Art Nouveau se iniciou na França e se expandiu por toda a Europa convertendo-se em um estilo internacional.
O art nouveau (arte nova) foi um movimento que surgiu na Europa, entre 1890 e 1910. Diferente de outros movimentos de vanguarda do início do século 20, que se iniciaram na pintura, o art nouveau não foi dominado pelas artes plásticas. ...
Mas foi em 1835 que as escolas oficiais de desenho foram criadas com o objetivo determinado de aprimorar o design das manufaturas e tornar a arte compatível com a industrialização. Enquanto esse processo ocorria, surgiram críticos propondo a volta da tradição artesanal da Idade Média.
O art nouveau, termo que vem do francês e significa arte nova, surgiu na Europa entre os anos 1890 e 1910. ... O art nouveau tinha uma preocupação com a forma, para que ela tivesse uma originalidade, e tinha relação com a Segunda Revolução Industrial e com a exploração de materiais como ferro e vidro.
Os artistas do Art Nouveau apostavam em um estilo floreado, inspirado na natureza. As linhas curvas, irregulares e assimétricas, mosaicos e formas como folhagens, flores e animais são outras características do movimento.
A "Art Nouveau" (Arte Nova) é um estilo artístico modernista manifestado nas artes plásticas, artes decorativas (cerâmica, vidraria), artes gráficas, arquitetura, escultura e design. Além disso, a Art Nouveau é caracterizada pela presença de linhas ondulantes e dinâmicas, a fim de transmitir a ideia de movimento.
Influenciada pelo movimento inglês "Arts and Crafts", a Art Nouveau teve início na França em finais do século XIX. O termo "Art Noveau" surgiu em 1900, em Paris. Na altura, foram expostos objetos, móveis e tapeçarias na galeria de arte “Mason Art Nouveau” (Casa da Arte Nova), do decorador Siegfried Bing (1838-1905).