Frete CIF: Cost, Insuranse and Freight, que querem dizer custo, seguro e frete. Em outras palavras, a responsabilidade do embarcador vai até a entrega das mercadorias em seu destino. Frete FOB: Free On Board. ... Neste caso, a responsabilidade do embarcador termina no despacho das mercadorias.
CFR – Cost and Freight – Custo e Frete; CIF – Cost Insurance and Freight – Custo, Seguro e Frete; CPT – Carriage Paid To – Transporte pago até certo destino.
O Incoterm EXW é um dos incoterms mais usados no comércio exterior. A sigla EXW significa Ex Works. Ele é mais amplo, podendo ser utilizado em qualquer modalidade de transporte, seja ele terrestre, marítima ou aérea e disponha a responsabilidade no processo do envio para o comprador.
Os Incoterms são representados pelas siglas CFR, CIF, CPT e CIP. O exportador contrata e paga pelo frete internacional, mas é o importador que assume e responsabilidade dos riscos e danos durante o transporte internacional.
Resposta. Resposta: Em relação aos incoterms, é correto afirmar (UFPR –Itaipu Bi – 2008): ... Os incoterms estabelecem as condições de compra e venda e determinam as responsabilidades de cada uma das partes em relação a transporte, frete e seguro.
EXW – Ex Works
Principais INCOTERMS utilizados para a importação no Brasil Para entender a fundo o que é INCOTERM, quem determina os novos INCOTERMS e como são utilizados amplamente, irei escrever um artigo mais específico sobre o tema, mas aqui vou falar somente dos mais utilizados, que são CIF, CFR, CPT, CIP, FOB, FCA e EXW.
O que é Incoterms Vale ressaltar que os Incoterms não são imposições e sim uma proposta para o melhor entendimento entre vendedor e comprador. Atualmente existem 11 Incoterms, a partir de Janeiro de 2020 entra em vigor uma nova versão. Ambas versões, tanto Incoterms 2010 como Incoterms 2020 possuem 11 siglas.
Os Incoterms continuam a ser divididos em duas categorias: os aplicáveis a qualquer meio de transporte (sete Incoterms: EXW, FCA, CPT, CIP, DAP, DPU e DDP) e os aplicáveis apenas quando a transação envolve transporte marítimo ou por vias navegáveis (quatro Incoterms: FAS, FOB, CFR e CIF).
Lista Incoterms 2020
Como utilizar os Incoterms® 2020? Para utilizar o Incoterms®, deve ser claramente especificado no contrato de venda, indicando: a regra Incoterms® escolhida, o porto, o local ou ponto designado, seguido de "Incoterms® 2020". A escolha do Incoterm® é parte integrante das negociações comerciais.
Em relação a compra e venda de mercadorias, o que deve ser observado tanto pelo exportador e importador são as condições que norteiam a venda das mercadorias. As regras utilizadas para esse fim estão definidas nos International Commercial Terms (Incoterms), editada pela Câmara de Comércio Internacional (CCI).
FCA no país de origem (país do vendedor): Carga no domicílio do vendedor – Vendedor. Carga em outro local – Comprador. Transporte dentro do país de origem – Vendedor.
No INCOTERM DDP (Delivered Duty Paid) o vendedor assume acima de tudo todas as responsabilidades e riscos do transporte, desde a origem até o endereço de destino estipulado pelo comprador.
É a transferência de responsabilidade do vendedor para o comprador que está em discussão. ... No caso do FOB, as mercadorias serão postas a bordo da embarcação pelo exportador, cessando as despesas e responsabilidade deste a partir daquele momento.
Ou seja, no CIF o exportador deve arcar com o desembaraço aduaneiro no porto de origem, com o frete e pagar o seguro para cobrir os riscos de perdas ou danos da mercadoria durante o transporte. ...
8 – Nas siglas: FCA/CPT/CIP em que momento o exportador transfere a responsabilidade ao importador Nestes Termos a responsabilidade do exportador vai até o momento em que ele entrega a carga ao Transportador Internacional, como por exemplo a Cia Aerea em um embarque aéreo.
A respeito dos Incoterms, analise as afirmativas a seguir. ... II – É sempre uma responsabilidade do vendedor (exportador) fornecer a mercadoria, e do comprador (importador) pagar o preço nos prazos negociados, independente do Incoterm escolhido pelas partes.
Nas importações o mesmo, o importador apura seus custos com a mercadoria considerando o incoterm CIF. ... Como os INCOTERMS não são objeto de nenhum acordo internacional vinculante, o seu emprego em contrato internacional de compra e venda é facultativo.
Como surgiu os Incoterms E apesar de sua origem remontar a mais de dois séculos, os Incoterms só foram efetivamente criados em 1936 pela International Chamber of Commerce (ICC). Desde então, a comunidade de transporte internacional passou por muitas mudanças.
Os Incoterms surgiram em 1936, quando a Câmara Internacional do Comércio - CCI, com sede em Paris, interpretou e consolidou as diversas formas contratuais que vinham sendo utilizadas no comércio internacional. ... A partir de 1º de janeiro de 2011 entrou em vigor a versão Incoterms 2010.
Os Incoterms não são o contrato de compra e venda de mercadorias. Eles são apenas uma cláusula desse contrato....Incoterms Versão 2010