Hidrocarbonetos são moléculas que contêm apenas carbono (C) e hidrogênio (H) em sua composição. São constituídos de um “esqueleto” de carbono no qual os átomos de hidrogênio se ligam. Constituem esta função os alcanos, alcenos, alcinos, alcadienos, cicloalcanos, cicloalcenos, moléculas aromáticas, etc.
C8H18
Acetileno
1 — (fcc-ba) qual das substâncias abaixo é um hidrocarboneto de cadeia carbônica aberta e com dupla ligação? a) acetileno.
Resposta. Este hidrocarboneto é o eteno.
(Saerjinho-2012) leia o texto: Arrhenius foi quem propôs pela primeira vez, em tese de doutorado defendida em 1884, que as substâncias cloreto de sódio (NaCl) existem como íons emm solução aquosa. ... A equação que exemplifica a definição de base por Arrhenius é: (a) HCl + H2O = H+(aq) + Cl- (aq)
A teoria ácido-base de Arrhenius diz que o ácido libera somente o hidrogênio como cátion na água e a base libera a hidroxila como ânion. A de Brönsted-Lowry diz que ácido é toda substância que doa prótons e a base recebe prótons. Já a teoria de Lewis diz que o ácido recebe elétrons e a base doa.
Como percebemos nas reações de dissociação acima, a única substância que libera íons H⁺ é HCl. Portanto, a alternativa que indica a única substância que é um ácido de Arrhenius é a letra d.
Ácidos e bases são funções inorgânicas de extrema importância para os seres vivos. ... De acordo com Arrhenius, ácidos são substâncias que em solução aquosa liberam íons positivos de hidrogênio (H+) através do processo de ionização. As bases, na mesma condição, liberam íons negativos (OH-) por meio da dissociação iônica.
São substâncias binárias. São formados pela ligação do oxigênio com outros elementos, exceto o flúor. Óxidos metálicos, ao reagir com ácidos, formam sal e água. Óxidos não metálicos, ao reagir com bases, formam sal e água.
Os ácidos, segundo a teoria de dissociação de Arrhenius, são compostos moleculares que, ao ser dissolvidos em água, geram íons H+(aq).
É comum a utilização de ácido perclórico na fabricação de explosivos, por ser um forte oxidante. São nocivos a plantas, por isso têm aplicação na indústria química em produção de herbicidas.
Verificado por especialistas. HCIO4 é um ácido perclórico oxidante, inorgânico,muito forte, um monoácido !
É utilizado na produção de ácido sulfúrico e outros compostos sulfurosos, pesticidas, sulfetos inorgânicos, em vários segmentos da indústria do petróleo como perfuração de poços, produção de óleo e gás, refino e destilação, em análises químicas e como agente redutor em purificações de ácido sulfúrico e ácido clorídrico ...
O ácido sulfídrico, como é popularmente tratado e que é sua solução aquosa, ocorre naturalmente no petróleo cru, gás natural, gases vulcânicos, e mananciais de águas termais (próximas a vulcões). Também pode ocorrer como resultado da degradação bacteriana de matéria orgânica em condições anaeróbicas.
Tomar bastante água: o consumo de água estimula as glândulas salivares e ajuda a eliminar resíduos de todo organismo, inclusive da boca; a baixa ingestão do líquido pode reduzir o fluxo salivar, incentivando a halitose.
Caso em um experimento seja adicionado água a um ácido o mesmo ficará menos concentrado. Nesse caso a água irá interagir diretamente com o ácido. ... Então o ácido ficará menos concentrado, a água fará o processo de diluição do ácido, contribuindo para a diminuição da sua acidez e neutralizando-o.
O ácido sulfúrico e o ácido clorídrico são os ácidos que mais freqüentemente estão associados com lesões significantes após a ingestão. Acido fluorídrico está associado com toxicidade sistêmica específica e requer avaliação e tratamento apropriado e diferente de outras ingestões de ácidos.