crossorigin="anonymous">
Permite que o lixo seja depositado em um local correto, diminui as chances de contaminação, transmissão de doenças e tambem diminui o impacto visual. E o mais importante: Em aterros sanitarios, é possivel aproveitar o biogas gerado pelo lixo.
O aterro sanitário é construído longe de centros urbanos e utiliza grandes extensões de terra, geralmente próximas a áreas verdes — para evitar transtornos à população, como o contato com o mau cheiro, por exemplo. Essa é uma obra de engenharia projetada para reduzir os danos que o lixo causa à natureza.
A incineração do lixo tem como principal vantagem à redução do volume de resíduos destinados a aterros. Contribuindo assim para um ganham econômico com o descarte de resíduos. Além disso, contribuiu para que a vida útil do aterro se prolongue, ou seja, o aterro ganha mais área.
Criados com o objetivo de diminuir o impacto causado pelo excesso de lixos em centros urbanos, os aterros sanitários são áreas de descarte de lixo sólido. ... Ao se decompor, o lixo sofrerá um processo químico e emitirá gás carbônico, metano e outros gases que contribuem para poluição da camada de ozônio.
3 – Quais riscos o chorume de aterro oferece? O chorume é um líquido tóxico, afinal de contas, ele é um resíduo produzido a partir da decomposição do lixo. Caso seja despejado diretamente no solo, o chorume irá escorrer até o lençol freático e contaminar a água que será posteriormente extraída para uso humano.
O lixão pode ser definido como um local onde o lixo é depositado sem nenhum tipo de cuidado. Isso significa que esses locais tornam-se grandes depósitos a céu aberto com os mais variados produtos, desde o lixo residencial, como restos de comida, até o lixo hospitalar, com seringas e outros produtos contaminantes.
Lixão é uma forma inadequada de disposição final de resíduos sólidos, que se caracteriza pela simples descarga do lixo sobre o solo, sem medidas de proteção ao meio ambiente ou à saúde pública. O mesmo que descarga de resíduos a céu aberto (IPT, 1995).
Aumento dos casos de doenças, pois o lixo atrai ratos, baratas e moscas. Além disso, ainda pode tornar-se criadouro de mosquitos vetores de enfermidades como a dengue; Aumento do número de incêndios causados pelos gases que foram gerados a partir da decomposição dos resíduos depositados nos lixões.
As soluções passariam pela erradicação dos cerca de 3 mil lixões existentes no país e instalação de cerca de 500 aterros sanitários (160 t/dia) capazes de fazer toda a gestão dos resíduos. o índice de reciclagem no Brasil não passa dos 3,6%.
Somente 10% vai para lixões controlados, 9% vai para aterros sanitários e somente 2% é reciclado. A queima de lixo que é bastante utilizada é também prejudicial, pois libera gases nocivos à atmosfera, empobrece o solo e desperdiça materiais recicláveis e de energia.
Em 2020, houve redução de 17% da quantidade de lixões em relação a 2019, passando de 3.
Nos lixões, o lixo é simplesmente depositado sobre o solo, a céu aberto, sem qualquer medida de controle ambiental ou sanitário. ... Nos aterros sanitários, método ambientalmente seguro para a disposição final dos resíduos sólidos, o solo é impermeabilizado e os gases são drenados, minimizando estes problemas.
Publicado em - 18:04 Por Alana Gandra - Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro
O Brasil tem quase 3 mil lixões funcionando em 1.