cloreto de sódio
Geralmente, ele é extraído por meio de sua dissolução em água. ... Mas, em países tropicais, como o nosso, a técnica empregada para a obtenção do sal é a evaporação e cristalização da água do mar, o que corresponde a apenas 10% do sal produzido mundialmente.
O sal de cozinha ou sal comum é um mineral formado principalmente por cloreto de sódio (NaCl), um composto químico pertencente à classe maior de sais; o sal em sua forma natural como um mineral cristalino é conhecido como sal-gema ou halita.
Resposta. Nas ligações iônicas como o próprio nome diz é uma ligação que acorre com a participação de ÍONS,ou seja, vai haver íons cátion com íons ânios.. no caso da ligação que acorre com o sal de cozinha (cloreto de sódio) temos um exemplo de ligação de iônica..
7
7
Está em seu estado fundido, ou seja, líquido; Dissolvido em água.
801 °C
O sal de cozinha possui os átomos de sódio e cloro unidos por ligação iônica, pois são elementos que têm significativa diferença de eletronegatividade entre si.
Resposta. Resposta: Isso acontece devido a composição iônica do sal de cozinha, a força de atração de suas moléculas é muito forte e por isso ele se encontra no estado sólido.
Resposta. Sim, é possível separar o sal da água do mar. Por um processo de destilação simples, que resumidamente, se trata de ferver a água até o ponto de temperatura que a água entra em ebulição (100 graus celsius, dependendo da pressão atmosférica). Com isso, a água vai evaporar, enquanto o sal vai permanecer lá.
A dissolução fracionada pode ser utilizada para separar uma mistura entre areia e sal de cozinha, por exemplo. Ao adicionar água, apenas o sal será solubilizado pela água, e a areia formará uma fase sólida, que pode ser separada da fase líquida (água + sal de cozinha) usando um filtro simples.