504) “Noemi traça um plano e Rute segue as suas orienta- ções, pois Noemi tem como ideia levar Boaz a cumprir a lei do resgate (Rt 3,2- 6).” Neste caso o resgate de propriedade e o cumprimento da lei do levirato, guarda por si mesmos pontos bem específicos.
Obed
Jessé
Tem origem no hebraico Boaz, que significa “rapidez”. ... É nome de um personagem da Bíblia, citado no Antigo Testamento, como o segundo marido de Rute. Boaz pertencia à tribo de Judá, era parente do falecido marido de Noemi, pai de Obed e bisavô do rei Davi.
Boaz
Ele conta como Rute aceitou o Deus dos israelitas como seu Deus e os israelitas como seu povo. Em Rute 1:16-17, ela diz a Noemi, sua sogra israelita: que "para onde quer que tu fores, irei eu; e onde quer que tu pousares, pousarei eu: o teu povo será o meu povo, e o teu Deus o meu Deus.
O nome Rute tem o sentido de 'amizade', expressão que realmente explica o vínculo estabelecido entre as duas mulheres, sogra e nora. Neste livro revela-se o papel de Deus na existência destas corajosas figuras femininas, que procuram sobreviver em tempos difíceis, marcados pela penúria e pela fome.
Rute viveu no dias em que os juízes reinavam sobre Israel. Era mulher moabita, portanto, não fazia parte da linhagem de judaica. A história de Rute está registrada na Bíblia, no livro que leva seu próprio nome, o livro de Rute. Rute entrou para linhagem de Jesus Cristo, após jurar fidelidade a sua sogra Noemi.
Significado de Remidor substantivo masculino Quem redime, que salva, liberta; redentor. [Religião] Aquele que livrou a humanidade da condenação ao inferno; salvador.
A Lei do Levirato indicava como solução para evitar o desamparo e a pobreza que a viúva recorresse ao seu cunhado, com o propósito de dar continuidade à descendência do falecido marido.
Enquanto Boaz dormia próximo aos grãos, Rute deitou-se a seus pés. Explique-lhes que o fato de Rute descobrir os pés de Boaz era um sinal de submissão e demonstrava que ela desejava que ele fosse seu protetor e marido.
Na Bíblia, a Lei de Levirato (Deuteronômio, 25-5) obrigava os irmãos do esposo morto a desposar a cunhada para dar-lhe a descendência "a fim de que o seu nome mão se extinga em Israel".... O ECA unifica as duas formas de adoção previstas na lei revogada, cuidando de uma só delas nos arts.
Quando irmãos morarem juntos, e um deles morrer, e não tiver filho, então a mulher do falecido não se casará com homem estranho, de fora; seu cunhado estará com ela, e a receberá por mulher, e fará a obrigação de cunhado para com ela.