Os geógrafos Milton Santos e Maria Laura Silveira, elaboraram em 2001 uma proposta de divisão regional baseada na difusão diferencial dos meios técnicos-científicos-informacionais e nas heranças do passado, resultando no que se chamou de quatro Brasis.
Resposta. Foi pelo chamado meio técnico-científico-informacional,ou seja,pelos polos informacionais e econômicos do Brasil. Espero ter ajudado,mais dúvidas é só chamar,bons estudos!!!!
Os geógrafos Milton Santos e Maria Laura Silveira sugeriram, na década de 1990, uma nova divisão regional do País com base no critério do meio técnico-científico-informacional. Seriam quatro regiões: Amazônia; Nordeste; Centro-Sul; e Região Concentrada.
A regionalização do Brasil proposta por Milton Santos e Maria Laura Silveira (os quatro brasis) possui diferenças em relação a divisão dos complexos regionais. ... Na divisão dos quatro-Brasis, temos três. grandes áreas - Amazônia, Nordeste e Concentrada, sendo esta última também apelidada de Sudeste-Sul.
Região Concentrada - inclui Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, é a região que concentra a maior população, as maiores indústrias, os principais portos, aeroportos, shopping centers, supermercados, as principais rodovias e infovias, as maiores cidades e ...
São características da Região Concentrada a presença de grandes quantidades de sedes de empresas e universidades e de uma infraestrutura de comunicações que integra a região à economia globalizada.
“Região concentrada é a área onde os acréscimos de ciência e tecnologia ao território se verificam de modo contínuo. Expressão mais intensa do meio técnico-científico-informacional, essa região tem como polo as metrópoles de São Paulo e do Rio de Janeiro.
A Região Centro-Oeste é constituída por Tocantins, Mato Grosso, Goiás e Mato Grosso do Sul. ... A economia é desenvolvida a partir da agricultura de exportação de milho, arroz, soja e algodão e sua modernização é subordinada às demandas do centro econômico do país (Sudeste e Sul).
A Região Concentrada é formada pelo Sudeste (SP, MG, RJ e ES) e Sul (PR, SC e RS) do país e abriga uma parte muito grande da população brasileira.
O critério principal da regionalização proposta por Milton Santos e Maria Laura Silveira foi o "meio técnico cientifico-informacional", isto é a informação e as finanças estão irradias de maneiras desiguais e distintas pelo território brasileiro, determinado "quatro brasis".
O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) considerou apenas aspectos naturais da divisão do país, como clima, relevo, vegetação e hidrografia. Por esse motivo, as regiões também são conhecidas como regiões naturais do Brasil.
ESSA REGIONALIZAÇÃO DO BRASIL CONSIDERA AS CARACTERÍSTICAS HISTÓRICAS E ECONÔMICAS DIFERENCIADAS ENTRE AS REGIÕES SEM SE TER ÁS DELIMITAÇÕES DAS FRONTEIRAS POLÍTICAS INTERESTADUAIS.
A diferença nas mesorregiões propostas pelo IBGE e pela proposta na Lei Estadual é a inclusão de regiões como Palmas, Clevelândia, Honório Serpa, Coronel Domingos Soares e Mangueirinha que faziam parte da região Centro-Sul.
As mesorregiões eram uma regionalização em regiões que congregavam diversos municípios de uma área geográfica de um estado brasileiro com similaridades econômicas e sociais, dividindo-se posteriormente em microrregiões compostas de municípios limítrofes com organização espacial em comum e específica.