crossorigin="anonymous">
Profilaxia pós-exposição:
A quimioprofilaxia, muito embora não assegure efeito protetor absoluto e prolongado, tem sido adotada como uma medida eficaz na prevenção de casos secundários. Está indicada para os contatos íntimos de casos de doença meningocócica e meningite por H.
Isolamento respiratório para gotículas* • Meningite bacteriana indeterminada ou meningocócica, até 24 horas de antibioticoterapia.
Como prevenir a meningite?
Quando tomar: a vacina pode ser aplicada a partir dos 2 meses de idade. Iniciando aos 3 meses, há necessidade de uma segunda dose ao 5 meses e reforço aos 5 e 11 anos.
Ela pode ser causada por vírus e bactérias ou, de forma menos comum, por fungos, parasitas, medicamentos e tumores. A meningite meningocócica é uma infecção pela bactéria Neisseria meningitidis e pode atingir pessoas de qualquer faixa etária.
Ambas são denominadas doenças meningocócicas. Meningite é a inflamação das meninges no cérebro, e a meningococcemia é quando a bactéria se espalha pelos diversos órgãos do corpo. Alguns pacientes podem ter as duas formas de apresentação da doença meningocócica.
A grande diferença entre a meningite bacteriana e viral está nesse detalhe. A maioria das meningites virais é mais benigna e evolui sem tratamento. Já as causadas por bactérias podem ser graves e devem ser tratadas imediatamente com antibióticos.
Normalmente, os sintomas da meningite viral duram entre 7 a 10 dias até que o vírus seja eliminado do organismo do paciente.
Meningite é uma infecção que se instala, principalmente, quando uma bactéria ou vírus, por alguma razão, consegue vencer as defesas do organismo e ataca as meninges, três membranas que envolvem e protegem o encéfalo, a medula espinhal e outras partes do sistema nervoso central.
A meningite bacteriana é o tipo mais grave e geralmente, é transmitida de pessoa para pessoa por meio do contato com a saliva (tosse, espirro, fala, beijo) do portador da bactéria. A doença geralmente ocorre quando a bactéria entra na corrente sanguínea, e migra até o cérebro.