Assim, a negligência de um médico pode levá-lo não apenas a pagar indenizações vultosas, mas também pode acarretar uma pena de prisão de 1 a 3 anos. E se é desconfortável o enfrentamento de um processo civil de reparação de danos, é sempre dramática a vivência de um processo penal.
Decorre da omissão, quando o sujeito causador do dano deixa de observar o dever de cuidado. É um comportamento passivo, ao contrário do que ocorre na imprudência, onde há um fazer sem cautela, insensato. Caracteriza a negligência, por exemplo, quando o motorista trafega com os pneus do veículo em situação precária.
Conceito. Negligência é o ato praticado sem a falta de um cuidado que deveria ser tomado antes da conduta, ou seja, é a falta de atenção, quando o agente deixa de praticar algo que deveria fazer.
1 Falta de vigilância; descuido, desídia, desleixo: “[…] não havia […] evidências de uma negligência proposital ou casual que precipitasse a deterioração de seu quadro clínico” ( CA ) . 2 Sentimento de que alguém ou alguma coisa não merece sua atenção ou respeito; desatenção, desinteresse, menosprezo.
Na imprudência, ela age, mas toma uma atitude diversa da esperada. Imperícia: Para que seja configurada a imperícia é necessário constatar a inaptidão, ignorância, falta de qualificação técnica, teórica ou prática, ou ausência de conhecimentos elementares e básicos da profissão.