Origem e causa das mutações São erros que acontecem durante a replicação do DNA ou durante a divisão celular. Quando o DNA está no processo de duplicação, ele se desmembra em duas fitas gerando cópias. ... É muito comum acontecer erros no número de cromossomos durante a divisão celular.
Mutações genéticas são alterações que ocorrem nos genes (que são mais ou menos o código que contém as características de cada individuo, como cor dos olhos etc) de uma pessoa. As mutações podem ser boas ou ruins, por exemplo, podem gerar uma doença, ou um "poder especial" (não como os de filmes!
As mutações podem ser definidas como mudanças que ocorrem no material genético (DNA) dos organismos vivos. Essas mudanças constituem uma importante fonte de variabilidade genética, sendo muitas vezes responsáveis pelo surgimento de novas espécies.
Doenças provocadas por mutações génicas
Anagênese (ana = para cima; gênesis = origem): representa a progressiva evolução de caracteres que surgem ou se modificam, alterando a freqüência genética de uma população. ...
Anagênese: Modificações que alteram uma população mais não geram novas espécies. Cladogênese: Modificação em que uma população se divide em duas espécies diferentes.
Cladogênese: compreende processos responsáveis pela ruptura da coesão original em uma população, gerando duas ou mais populações que não podem mais trocar genes. Pode ocorrer devido ao surgimento de barreiras geográficas.
anagênese se refere à "microevolução", consiste na transformação progressiva de uma especie, com mudanças graduais que levam à adaptação evolutiva. Cladogênese é o processo pelo qual duas populaçoes isoladas diferenciam-se no decorrer do tempo, originando duas novas especies.
As especiações podem ser entendidas como processos que levam à formação de novas espécies. ... Podemos dividir a especiação em três tipos básicos, tendo em vista aspectos geográficos: especiação alopátrica, especiação simpátrica e especiação parapátrica.
Para que haja formação de novas espécies, deve primeiramente ocorrer uma separação geográfica entre populações de uma espécie ancestral. Após o isolamento geográfico, as populações adquirem mutações e são selecionadas de forma isolada umas das outras.
Especiação é um processo que leva ao surgimento de uma nova espécie e pode ocorrer em consequência de uma barreira geográfica ou não. A especiação refere-se ao surgimento de uma ou mais espécies a partir de uma população ancestral. ... Como existe uma barreira geográfica entre as populações, elas não se cruzam.
Novas espécies formam-se por especiação, na qual uma população ancestral se separa em duas ou mais populações descendentes geneticamente distintas. A especiação envolve isolamento reprodutivo de grupos dentro da população original e acumulação de diferenças genéticas entre os dois grupos.
A formação de novas espécies se dá por processos evolutivos e naturais que acontecem no passar dos anos, sendo os processos de reprodução distintos. Como cada especie tem um fundo genético, o processo permite o surgimento de populações com diferenças genéticas que ocorre por mutação, recombinação genética e seleção.
Para uma nova espécie a surgir, ou cruzamentos ou a produção de descendência fértil deve de alguma forma deixam entre membros de uma população reprodutora anteriormente com sucesso. Para que isso ocorra, as populações ou segmentos de uma população deve de alguma forma tornar-se isolado.