EQST

Qual A Natureza E A Origem Da Justiça Na Perspectiva De Trasmaco?

Qual é a natureza e a origem da justiça na perspectiva de Trasímaco?

Trasímaco é quem expõe uma das maiores discordâncias com Sócrates na ​República. Para ele, a justiça e o justo são apenas o resultado da imposição da força de um cidadão mais forte sobre outro. Uma cidade não é nada mais do que o domínio de um grupo pequeno de pessoas, ou uma pessoa, sobre todas as outras.

O que é a justiça para Sócrates?

25): "Efetivamente, a justiça, para Sócrates, consiste no conhecimento e, portanto, na observância das verdadeiras leis que regem as relações entre os homens, tanto das leis da cidade como das leis não-escritas.

Quais as diferenças entre as concepções de justiça defendidas por Sócrates e por Trasímaco?

Trasímaco faz com que a arte do governo produza justiça, pois os governados devem ser justos cumprindo as determinações do governante. Ao contrário, no argumento de Sócrates, se o governante tem que ser justo, então há uma arte do governo que é exercida pela presença da justiça, não sendo esta o seu produto.

Quais as diferenças entre as concepções de justiça defendidas por Sócrates e por Trasímaco no livro A República obra de Platão?

Quando Trasímaco argumenta dizendo que os governantes não se enganam e promulgam a lei que é melhor para si, Sócrates diz que, assim como “a medicina não procura a conveniência da medicina, mas a do corpo [...] e nem uma nem outra arte a sua, pois de nada carece, mas aquele a quem pertence” (342c), entende-se que o ...

Qual a natureza da obra A República de Platão?

"A República" é uma obra extensa, dividida em dez livros, em que Platão não faz uma análise de um sistema político concreto, nem o exame de formas reais de organização da sociedade. ... O diálogo vai tratar de assuntos relacionados à organização da sociedade e à natureza da política.

Qual a importância da obra A República de Platão?

Resposta: a sua obra “A República” está localizada, uma vez que conta com uma série de diálogos socráticos. Essa obra ganhou grande importância para a comunidade filosófica e científica, uma vez que Sócrates não deixou nenhuma obra ou trabalho por escrito para que fosse estudado a fundo.

Como citar a República de Platão?

PLATÃO. República. Rio de Janeiro: Editora Best Seller, 2002. Tradução de Enrico Corvisieri.

Quando Platão escreveu a República?

A República (em grego: Πολιτεία, transl. Politeía) é um diálogo socrático escrito por Platão, filósofo grego, no século IV a.C. Todo o diálogo é narrado, em primeira pessoa, por Sócrates.

Qual é o significado de Sofocracia segundo Platão?

Sofocracia (de sophrosine: virtude da moderação), ou governo dos sábios, é a teoria filosófica antiga de um sistema político defendido por Platão em A República. Neste sistema, só poderá governar quem contemplou a ideia de Bem, o filósofo. Assim se constituiria o regime ideal, sob a óptica de Platão.

Como citar obras antigas?

21 Citação de obras antigas e reeditadas Cita-se primeiro a data da publicação original, separada por barra da data da edição consultada.

Como citar um filósofo?

Nesse caso, a citação é modalizada de acordo com a sua visão sobre o que foi dito. Fica assim: O filósofo iluminista Montesquieu, em “O espírito das leis”, estabeleceu a divisão de poderes, ratificando ser necessária para diminuir a concentração do poder e o abuso deste por parte do governante.

Como fazer a citação no artigo?

Citação Direta

  1. Deve conter o ano de publicação e a página que o texto foi extraído.
  2. Se você primeiro citar a frase entre aspas, a referência do autor deve apresentar-se na ordem: (SOBRENOME DO AUTOR, ano, página). ...
  3. Se você primeiro referenciar o autor, para depois fazer a citação, use: Sobrenome (ano, número da página).

Como citar a frase de um filósofo na redacao?

Na citação direta utilizamos as aspas e, claro, o nome de que proferiu tal frase. Ex: Como dizia Ferreira Gullar, “a arte existe porque a vida não basta”. Já a citação indireta nós parafraseamos a fala de alguém, ou seja, utilizamos nossas palavras para explicar o que foi dito por outra pessoa.