crossorigin="anonymous">
A melhor escolha é consumir a fruta fresca, principalmente aquelas ricas em fibras ou que podem ser consumidas com casca, como tangerina, maçã, pera e laranja com bagaço, pois a fibra ajuda a diminuir a velocidade que o açúcar é absorvido, mantendo a glicemia controlada.
Confira o que está liberado na alimentação de quem tem a doença.
Frutas de alto índice glicêmico
Alimentos que devem ser evitados
Frutas ricas em frutose
Alguns dos alimentos que estão liberados para quem tem intolerância à frutose são:
Ao contrário da intolerância à lactose, que pode ser controlada com a ingestão de cápsulas de enzima e , a intolerância à frutose não tem tratamento. A única forma eliminar os sintomas é alterar a dieta com redução de frutas e outros alimentos que contenham frutose.
Uma boa opção é bater as frutas com leite. Outra opção são os suplementos de proteína do leite (whey protein) ou do leite (albumina) para misturar em forma de pó ou adicionar nas "batidas". Farelos: Farelos não processados como de aveia são ricos em fibras e retardam a absorção de gorduras e açúcar.
O diagnóstico para frutosemia, é feito através do exame de urina, e/ou o mais comum por meio do teste de prova (também chamado teste de absorção ou de tolerância de frutose). Esse é o mais comum, lembrando que sua interpretação deve ser cuidadosa, pois pode causar certa confusão.
Como é realizado? O teste respiratório de intolerância é realizado após a ingestão de substrato a ser pesquisado misturado em 1 copo d'agua e o ar expirado (soprado) é medido pelo aparelho para obter a quantidade de gás Hidrogênio, de maneira seriada, a cada 20-30 minutos por 2h a 3h.