4) Os critérios para fazer uma regionalização levam em consideração como aspectos econômicos, sociais, políticos, financeiros, religiosos. A importância de regionalização diz respeito a estudos para melhor gestão de resultados, permitindo comparações de regiões afins e melhor atuação.
Os critérios mais utilizados são aqueles que dividem o espaço mundial:
Resposta. A atual divisão em relação a IDH (socioeconômico) é entre países centrais / desenvolvidos, países emergentes / em desenvolvimento (como os BRICS) e países periféricos / subdesenvolvidos (a maioria ainda na África).
A regionalização do mundo atual é caracterizada pelos países "ricos e pobres". Os países "ricos" são denominado de desenvolvidos, que são os países de potenciais mundias (Japão, EUA, China e entre outros), por conter uma grande economia e grandes centros de tecnologias, e entre outros fatores.
Tipos de regionalização do mundo
Regionalizar é dividir um determinado espaço observando nele suas características comuns, pois assim as diversas realidades são consideradas e por fim, regionalizadas. Desta forma, elaborar uma regionalização mundial significa realizar uma divisão do mundo em conjuntos de países, de acordo com as suas características.
Regionalizar é dividir ou classificar o espaço geográfico a partir de critérios específicos. Assim sendo, eu posso classificar qualquer porção do espaço em várias áreas conforme uma característica que eu tenha escolhido antes.
1 – A regionalização do espaço geográfico pode ser realizada através do agrupamento de regiões que possuem características semelhantes, essas características podem ser de ordem física, climática, de vegetação, entre outras.
Resposta. a divisão de um grande espaço com critérios previamente estabelecidos, em areas menores que passam a ser chamados de regiões. cada região de diferencia das outras por apresentar particularidades próprias.
A regionalização de um território tem como finalidade conhecer o determinado espaço geográfico e melhorar sua forma de administração. Por outro lado, a regionalização permite uma noção mais específica acerca do território.
O principal objetivo da divisão regional do Brasil é aumentar a compreensão e perspectiva da organização do território do país, e também auxiliar na implantação e gestão de políticas públicas. A divisão regional do Brasil é responsabilidade do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).