Serrasalmus rhombeus
Nome Comum
Ele é muito conhecido como o Tubarão de Água Doce, o Pirarara é um peixe que muita gente acredita que pode comer pessoas! Ele tem este nome de origem indígena que significa peixe arara devido a arara vermelha: sua cor na barbatana dorsal e sua cauda que lembra a bela imagem das araras vermelhas.
Embora a palavra "baleia" seja frequentemente utilizada nas versões em português da história de Jonas, o texto hebraico na verdade usa a frase dag gadol, que significa "peixe gigante".
crustáceos
tubarão-baleia
O primeiro registro de piraíba foi em março de 2018, em Tefé (Amazonas, Brasil). A maior piraíba registrada até agora em Ictio (maio de 2019) pesava 138 quilos.
Chamado de "peixe dinossauro", o pirarucu tem uma face antediluviana e escamas fortes capazes de resistir até a um ataque de piranhas. O maior pirarucu já encontrado pesava cerca de 200 kg e media 5 metros de comprimento, mas o seu porte médio é entre 90 e 100 kg e 3 metros de comprimento.
tubarão-baleia
Ainda que o tubarão-frade seja grandalhão, o tubarão-baleia é maior do que ele, podendo atingir impressionantes 19 metros de comprimento, o que o classifica como o maior peixe de todos.
baleias-azuis
Entre os animais aquáticos que vivem no mar, podemos destacar os cavalos-marinhos, arraias, tartarugas, tubarões, moreias, golfinhos e baleias. Cada espécie aquática passou por adaptações ao longo de séculos de evolução, a fim de sobreviver, se alimentar e se reproduzir na água.
A baleia cachalote, espécie que inspirou o livro Moby Dick, é conhecida por sua cabeça enorme e arredondada. Esses animais têm cerca de 18 metros de comprimento e chegam a pesar 45 toneladas. Seus cérebros são os maiores do mundo e eles são conhecidas também pelo alto som que fazem para se comunicarem debaixo d'água.
Para comparar, o tubarão-branco mede apenas 6 m, equivalente ao tamanho de um filhote de megalodon. A escassez de comida e a concorrência com predadoresde grande porte, como a orca (8 m) e a baleia-azul (30 m) – que também atacavam seusfilhotes – deram início à extinção dos megalodons.
Fêmea: 25 mpopulação do Hemisfério Norte, Adulto
baleia-azul
baleia-azul
O megalodonte foi uma espécie de tubarão extinta há cerca de dois milhões de anos. Acredita-se que esse animal tenha vivido do Mioceno Médio ao limite do Plioceno-Pleistoceno. Ele era encontrado em mares quentes e rasos de praticamente todo o planeta, o que conferiu a essa espécie o título de cosmopolita.
Segundo os especialistas, um megalodonte tinha cerca de 16 metros de comprimento — 4,65 metros só de cabeça. Já sua barbatana dorsal e sua cauda tinham 1,62 metro e 3,85 metros de altura, respectivamente.