Surdez temporária. Entre as doenças ocupacionais, a surdez temporária é a diminuição da sensibilidade auditiva que, em casos extremos, pode causar a perda total da audição pela exposição do indivíduo a ruídos constantes e altos, como sons de máquinas em madeireiras e construção civil.
O objetivo do PPRA é levantar os riscos existentes e propor mecanismos de controle. Os riscos não eliminados são objetos de controle que devem ser trabalhados pelo PCMSO. Portanto, sem o PPRA não existe PCMSO. A EMPRESA PODE SER MULTADA PELA FALTA DESTES PROGRAMAS?
O Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT), vinculado à NR 4, faz parte das Normas Regulamentadoras elaboradas pelo MTE. O principal objetivo é proteger o funcionário em seu local de atuação, promovendo a saúde e integridade física e reduzindo acidentes ou doenças ocupacionais.
6. O QUE É MAPA DE RISCOS? É a representação gráfica do reconhecimento dos riscos existentes nos locais de trabalho, por meio de círculos de diferentes tamanhos; e cores. O seu objetivo é informar e conscientizar os trabalhadores pela fácil visualização desses riscos.
Redução dos riscos ambientais, tratamento dos acidentados, como também possibilitar o treinamento em situações de emergência e o cumprimento de todas as normas de segurança vigentes. ...
Segurança do trabalho pode ser entendida como os conjuntos de medidas que são adotadas visando minimizar os acidentes de trabalho, doenças ocupacionais, bem como proteger a integridade e a capacidade de trabalho do trabalhador.
Os programas legais são voltados à saúde e segurança do trabalhador com medidas educativas, preventivas e de conscientização, que apontam a eliminação ou neutralização dos riscos existentes no ambiente de trabalho, tais como físicos, químicos e biológicos, acidente e ergonômico.