Um SIS deve servir para gerenciar as informações que os profissionais de saúde necessitam para desempenhar suas atividades da melhor maneira possível sendo eficazes e eficientes. Facilitar a comunicação, integrar as informações entre as equipes, ou em uma equipe de saúde, fornecendo recursos e também apoio financeiro.
Até 1988, ano em que o SUS foi criado, a saúde pública ficava a cargo do Instituto Nacional de Assistência Médica da Previdência Social (Inamps) e era coisa para poucos — estima-se que em torno de 45% da população brasileira era atendida pelo governo em meados dos anos 80.
Enquanto buscamos proteger o nosso maior bem, que é o nosso corpo, símbolo da existência de nossas vidas, percebemos que manter a mente tranquila e calma, nos traz paz de espírito, bem estar e mantém a imunidade em alta. Nosso corpo, mente e, consequentemente, espírito, estão interligados.
Sendo assim, é importante cuidar da mente como prioridade, pois é ela que rege os resultados das nossas vidas. “É a mente que nos dá, inclusive, a consciência da importância de manter o corpo saudável”, enfatiza o coach.
A saúde emocional está relacionada à qualidade de vida, ao bem-estar e ao equilíbrio da pessoa consigo mesma e com o mundo. Portanto, é importante entender os sintomas do seu desequilíbrio, suas complicações e a forma de lidar com as possíveis adversidades.
O impacto das emoções negativas no nosso corpo pode refletir-se em quadros de doença como estresse e ansiedade, cansaço extremo, alterações do sono ou em situações mais graves, depressão, colesterol elevado, alterações glandulares, ataques cardíacos, úlceras de estômago e AVC.
Saúde emocional e sua importância para o bem-estar físico e mental
Como cuidar bem da saúde emocional