período Triássico
Era Mesozoica
Eles foram desaparecendo aos poucos. Como os dinossauros viveram no mundo inteiro, seus fósseis são encontrados em todos os continentes. Eles também viviam em todo tipo de ambiente, desde florestas tropicais a desertos secos e arenosos.
Ainda os dinossauros não existiam e já as trilobites dominavam os mares do planeta. Estes animais invertebrados surgiram há mais de 500 milhões de anos, sofreram várias evoluções e resistiram a duas extinções maciças de espécies. ... Tudo estava coberto pelo mar.
Os fósseis apontam que os grandes répteis se originaram a partir da evolução de pequenos animais dominavam o ambiente terrestre – eles tinham tamanhos entre 50 e 150 centímetros e postura bípede. Atualmente, são conhecidas cerca de 1500 espécies de dinossauros e, no Brasil, já foram encontradas mais de 20.
Novos fósseis mostram como os mamíferos dominaram rapidamente a Terra após a extinção dos dinossauros. ... Esses fósseis mostram como nosso planeta e biosfera se recuperaram após a extinção em massa e a rapidez com que os mamíferos foram capazes de dominar os ambientes terrestres.
Extinção dos dinossauros pode ter sido causada por impacto de cometa distante. A teoria prevalecente sobre a causa da extinção dos dinossauros envolve um asteroide que teria causado um impacto devastador, abrindo a cratera de Chicxulub no litoral do México.