As Forças Armadas representam o extrato da sociedade brasileira. Nelas ingressam jovens de todas as partes do país. A prestação do serviço militar obrigatório permite que, anualmente, sejam incorporados milhares de cidadãos, viabilizando assim um convívio social amplo e uma constante interação entre classes sociais.
Seja para efetuar uma matrícula na faculdade, para emitir um passaporte ou para se apresentar em qualquer emprego na área pública ou privada, a quitação militar ou certificado de dispensa, devem ser apresentados.
O alistamento é a primeira etapa do serviço militar obrigatório. Esse procedimento é obrigatório e deve ser feito por todos os brasileiros no ano em que completar 18 anos. O Certificado de Alistamento Militar é o documento que comprova o seu alistamento.
As forças armadas são instituições nacionais autorizadas pela sua nação a usar a força - geralmente através do emprego de armas - em defesa do seu país (incluindo atacar outros países, em defesa dos interesses nacionais). Isso pode ser feito através do combate real ou da simples ameaça do uso da força.
Podemos considerar como finalidade precípua (principal) das Forças Armadas a defesa da Pátria. ... Além da defesa da Pátria, podemos considerar dentre as principais funções das Forças Armadas na Democracia, a defesa dos Poderes Constituintes, que são os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.
De acordo com a Constituição Federal, o responsável por defender o território e o povo brasileiro é o Exército, a Marinha e a Aeronáutica ou, de maneira mais ampla, as Forças Armadas. Elas são definidas pelo Artigo 142 da Constituição Federal de 1988.
Ministério da Defesa (MD) é o órgão do Governo Federal incumbido de exercer a direção superior das Forças Armadas, constituídas pela Marinha, pelo Exército e pela Aeronáutica, articulando as ações que envolvam estas instituições, individualmente ou em conjunto.
As Forças Armadas do Brasil são divididos em três ramos: Marinha do Brasil, Exército Brasileiro e Força Aérea Brasileira.
Brasília (DF), – Nesta quarta-feira (31), o Ministro da Defesa, Walter Braga Netto, apresentou os novos Comandantes das Forças Armadas.