crossorigin="anonymous">
A grande missão do INES é promover a produção, desenvolvimento e divulgação nacional de conhecimento tecnológicos e científicos sobre a surdez. Além disso tem também como objetivo garantir o completo desenvolvimento da pessoa surda, o respeito aos seus direitos e sua plena socialização.
Teve início a luta pela educação dos surdos, na qual ficou marcada a atuação de um surdo francês, chamado Eduard Huet. Em 1857, Huet veio ao Brasil a convite de D. Pedro II para fundar a primeira escola para surdos do país, chamada na época de Imperial Instituto de Surdos Mudos.
Não existem relatos específicos sobre a origem da Língua de Sinais, porém destaca-se o início de seu uso no ano de 1760 na cidade de Paris na França, onde o abade L'Epée de aproximadamente sessenta anos fundou a primeira escola pública para surdos.
O Abade Charles-Michel de l'Épée (Versalhes, 25 de Novembro de 1712 — Paris, 23 de Dezembro de 1789) foi um educador filantrópico francês do século XVIII, que ficou conhecido como "Pai dos surdos".
Naquela época, eles eram adorados como deuses, servindo de mediadores entre deuses e faraós do Egito. Já em outras regiões, eles eram lançados ao mar ou de penhascos, ou ainda, oferecidos em sacrifício aos ídolos (deuses). Os surdos eram tratados como seres inválidos condenados à morte.
Pedro Ponce de Leon
O primeiro Instituto Nacional de Surdos-Mudos foi criado em Paris, por Charles Michel de L'Épée, nascido em 1712. Este instituto reconhecia a pessoa surda como um ser que tem a sua própria língua. Na Idade Contemporânea, Pierre Desloges publicou o primeiro livro escrito por um surdo.
Mechor Sánchez de Yebra
abade Charles-Michel de LÉpée
C - Laurent Clerc. D - Jean Massieu 16 - Quais os autores que publicaram o alfabeto manual, livros e métodos que ensinavam os Surdos a usarem sinais e escrita e alguns pela via da oralização? A - Charles-Michel de l'Épée (1712-1789), Roch-Ambroise Cucurron Sicard (1742-1822) e Pierre Desloges (1747-1799).
Na Antiguidade, os surdos obtiveram o direito de serem educados por meio da língua de sinais. ... Ponce de Leóne Pablo Bonet ficaram conhecidos como os primeiros educadores de surdos a utilizarem o alfabeto manual. e.
Valerie Sutton
SignWriting (escrita gestual, ou escrita de sinais) é um sistema de escrita das línguas gestuais (no Brasil, línguas de sinais). SignWriting expressa os movimentos as forma das mãos, as marcas não-manuais e os pontos de articulação.
A composição da Libras permite que os sinais tenham sua forma própria de escrita. Os cinco parâmetros que formam o sinal: configuração de mão, ponto de articulação, orientação, movimento e expressão facial/corporal. A professora de Libras, Sirlene Inácio, é surda e atualmente faz pós-graduação em Letras/Libras.
Para o surdo, a aquisição da modalidade escrita representa a alfabetização em uma outra língua com diferenças sintáticas, morfológicas e fonéticas. ... Ouvintes usam quase a mesma estrutura morfo-sintatico-semântica para o português falado e para o escrito. Relação essa não estabelecida entre a Libras e a língua escrita.