A análise e melhoria dos métodos de trabalho são uma componente importante da Melhoria Contínua. Com este curso pretende-se formar os colaboradores de uma empresa nas técnicas de melhoria dos métodos e no registo dos tempos das tarefas.
Quais os passos para Determinação do Tempo Padrão de uma Operação?
O estudo de tempos e movimentos tem como objetivo: Determinar o tempo gasto por uma pessoa qualificada e devidamente treinada, trabalhando em ritmo normal, para executar uma operação específica; Desenvolver um sistema produtivo adequado com as análises do objetivo anterior.
O Estudo do Trabalho é a disciplina que permite analisar e responder aos desafios de produtividade e eficiência que as empresas e a sociedade em geral se defrontam.
2.
Na qual é o tempo normal da operação e é o fator de tolerância. O tempo padrão deve conter a duração de todos os elementos da operação e, além disso, deve incluir o tempo para todas as tolerâncias necessárias. O tempo padrão é igual ao tempo normal mais as tolerâncias (BARNES, 1997).
Para Barnes (1977, p. 377) a principal vantagem dos tempos prédeterminados com relação à cronometragem é que “podese determinar com antecedência o tempo necessário à execução de uma operação, simplesmente examinandose um esquema do local de trabalho e uma descrição do método a ser empregado”.
A cronometragem acumulada permite que o analista tenha uma melhor e mais completa visualização do processo. (SELEME, 2009). É necessário seguir algumas etapas para que se consiga determinar o tempo padrão de tal operação. ... No entanto, a cronometragem se constitui de apenas uma das partes de análise do processo.
A Cronoanálise usa a cronometragem como ferramenta e apura melhor a medição do tempo real para a indicação do tempo previsto, ou seja, com o tempo medido, devemos avaliar o ritmo do operador, avaliar estatisticamente o número de medições exigidas e o grau de confiabilidade, para obter um tempo puro.
Esta atividade é a forma mais simples de um estudo de tempos, é indicado quando a empresa tem interesse em atualizar seu sistema de gestão com tempos das operações e conseqüentemente o tempo de fabricação de um produto ou então conhecer a real capacidade produtiva dos equipamentos e/ou mão de obra.
ato ou efeito de cronometrar; medição, feita com um cronómetro, do tempo de duração de uma ação, fenómeno, atividade, etc.
De maneira simplificada, podemos dividir esse processo nas seguintes etapas:
A cronoanálise é de grande importância para o setor produtivo na atualidade, pois é utilizada como ferramenta que, além de definir o tempo padrão, auxiliará na organização dos processos, sendo um instrumento que acompanha a evolução contínua das melhorias.
Tempo padrão é o tempo necessário para executar uma operação de acordo com um método estabelecido, em condições determinadas, por operador apto e treinado, trabalhando em ritmo normal, durante todas as horas do serviço.
A cronoanálise permite que os gestores identifiquem melhor qual é a verdadeira capacidade produtiva de seus colaboradores e assim passam a ter uma base sólida para calcular a remuneração da equipe.
O tempo padrão é um recurso que permite analisar a capacidade produtiva de um processo levando-se em consideração uma série de aspectos presentes na realidade de uma rotina de trabalho que têm um grande impacto no tempo necessário para fabricação de um produto.
Logo, para a realização do cálculo do tempo normal de trabalho, deve-se usar a equação 2. TN = TC x RT (2) Pela equação acima, TN refere-se ao tempo normal fator de ritmo, TC diz respeito ao tempo cronometrado ou tempo médio (TM) e RT é a ritmo do operador. No cálculo do tempo, faz-se necessário haver tolerâncias.
Tempo máquina = ML / VM VM = velocidade média da máquina em metros minuto.
Cada um desses pontos tem uma fórmula própria, e é com esses valores individuais que o OEE é calculado:
1h relógio = 60 minutos. 1h centesimal = 100 centésimos de hora.
Pensando nisso, preparei alguns passos para apurar o custo hora maquina....Estime o custo da energia utilizada pelas máquinas