A história mostra que a lenda da Cuca teve origem a partir de uma outra lenda galego-portuguesa, que foi a lenda da “Coca”. Um soninho descansado. A lenda da Cuca, como se popularizou no Brasil, tem várias características da lenda portuguesa. A Cuca também é um personagem folclórico que assusta as crianças.
Atividade psicomotora:
A Cuca dorme uma noite a cada 7 anos, e quando fica brava dá um berro que dá pra ouvir à 10 léguas de distância. Pelo fato da Cuca praticamente não dormir, alguns adultos tentam amedrontar as crianças que resistem dormir, dizendo que se elas não dormirem, a Cuca irá pegá-las.
LENDA DA CUCA A CUCA É UMA IMPORTANTE E CONHECIDA PERSONAGEM DO UNIVERSO DO FOLCLORE BRASILEIRO. É REPRESENTADA POR UMA VELHA, COM CABEÇA DE JACARÉ, QUE POSSUI UMA VOZ ASSUSTADORA. DE ACORDO COM A LENDA, A CUCA ASSUSTA E PEGA AS CRIANÇAS QUE NÃO OBEDECEM SEUS PAIS.
Dona de uma voz assustadora, a Cuca rapta as crianças desobedientes. Reza a lenda que a bruxa Cuca dorme uma vez a cada sete anos. Por isso, os pais tentam convencer as crianças a dormirem nas horas corretas pois, do contrário, serão levadas pela Cuca.
Segundo a lenda, a Cuca é uma velha com formas de jacaré e dedos de gavião que rouba as crianças que desobedecem a seus pais. O monstro é um dos principais elementos do folclore brasileiro, principalmente por causa da obra “Sítio do Pica-pau Amarelo”, de Monteiro Lobato, em que a Cuca é a principal vilã.
A Cuca é um ser mítico que está presente no folclore brasileiro, sendo muito conhecida por ser a responsável por sequestrar as crianças desobedientes. A Cuca espreita as casas das pessoas durante a noite e captura as crianças que não dormem na hora correta e que são inquietas.
Descrição. No livro interativo “Cuca, qual é a cor da sua toca?”, a criança terá contato com as oito cores mais importantes: vermelho, azul, amarelo, verde, branco, preto, laranja e rosa. Lalau e Laurabeatriz nos contam que nessa história, a cuca decide pintar sua toca, mas fica indecisa sobre qual cor pintar.
Um dos entes mais fantásticos e populares do Brasil, presente nas narrativas indígenas e no folclore nacional, protetor incansável da nossa flora e fauna.
O curupira como protetor da floresta voltava-se contra todos aqueles que a destruíam e, por isso, era visto com grande temor pelos indígenas. Os indígenas acreditavam que o curupira aterrorizava e matava aqueles que entravam na floresta para caçar ou derrubar árvores.
Curupira.... é um anão forte de cabelos vermelhos que protege as florestas, matas e animais das agressões do homem. Diz a lenda que ele tem os pés virados para trás para enganar os caçadores. Esse personagem importante do nosso folclore inspirou a criação do Dia do Protetor das Florestas comemorado hoje.
dia 17 de julho
10 dicas importantes para preservar o meio ambiente
Dia de Proteção às Florestas: faça sua parte
Segundo o Ministério do Meio Ambiente (MMA), o Brasil possui seis biomas: Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica, Pampa e Pantanal.
O Amazônia Protege é um projeto idealizado pelo Ministério Público Federal que pretende combater o desmatamento ilegal na Floresta Amazônica brasileira.
O Ministério do Meio Ambiente é o órgão central da estrutura. Abaixo dele está o IBAMA – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis. Este é o responsável pela execução das principais políticas e diretrizes a respeito do meio ambiente.
Na Amazônia, o Governo Federal também prioriza o manejo florestal sustentável, um modelo que permite a exploração racional com técnicas de mínimo impacto ambiental sobre os elementos da natureza. Cerca de 88% dos produtores rurais que vivem nesta região são pequenos agricultores.
Participe de atos e mobilizações contra o desmatamento e mudanças climáticas e vá mais longe: você pode organizar o seu também! 4 - Esteja sempre atento às medidas que vão sendo anunciadas e use sua voz (seja nas redes sociais ou nas ruas) para questionar medidas que impulsionam o desmatamento.
É essencial proteger a Amazônia para que ela continue nos protegendo. Esse é o ponto de partida do projeto Amazônia Protege. A floresta garante as chuvas para boa parte da América do Sul e tem papel central no combate ao aquecimento global e às mudanças climáticas.
A importância de preservar a natureza. Preservar o meio ambiente é fundamental para manter a saúde do planeta e de todos os seres vivos que moram nele. Para celebrar o esforço em proteger os recursos naturais, A ecologia é a ciência que estuda as relações entre os seres vivos e os meios onde vivem.
Ministério do Meio Ambiente: ao Ministério do Meio Ambiente cabe a função de formular, planejar, coordenar, supervisionar e controlar a política nacional e as diretrizes governamentais para o meio ambiente.