Qual A Funço De Excretar?

Qual a funço de excretar

O sistema excretor, também conhecido como sistema urinário, é formado pelos rins, pelos ureteres, pela bexiga urinária e pela uretra, que filtram o sangue e, posteriormente, produzem, transportam, armazenam e eliminam a urina (resíduo líquido) de forma intermitente.

Os rins são pareados, órgãos em forma de feijão localizados no abdômen, em ambos os lados da coluna, sob o diafragma. Eles são feitos de um grande número de subunidades estruturais e funcionais chamadas néfrons. Esses néfrons realizam a tarefa principal de filtrar sangue e remover resíduos. Cada néfron serpenteia entre o córtex externo do rim e a medula interna, com diferentes atividades ocorrendo em cada local.

Notas clínicas

Essas áreas de constrição são pontos potenciais de obstrução por cálculos renais/ureterais. As contrações da musculatura da bexiga agem como um esfíncter, prevenindo o refluxo da urina para os ureteres quando a bexiga se contrai para aumentar a pressão interna durante a micção. A urina é transportada pelos ureteres através de contrações peristálticas - algumas gotas são transportadas a cada 12-20 segundos.

O sistema excretor urinário é formado por um par de rins, pelas vias uriníferas (compostas pelas pelves renais, ureteres e uretra) e pela bexiga urinária. Entenda melhor o que são e para que servem cada um desses órgãos a seguir.

Os órgãos responsáveis pela filtração do sangue e pela remoção das excreções nitrogenadas são os rins, que associados a outros órgãos e estruturas relacionadas à excreção constituem o sistema excretor.

Uretra

Uretra

O sistema excretório funciona como baluarte e balança para o sistema digestivo. Enquanto consumimos alimentos e bebidas para nutrir o corpo e fornecer energia, o sistema excretor assegura que a homeostase seja mantida, independentemente das mudanças no valor nutritivo dos alimentos.

1. Filtração: substâncias como nutrientes, resíduos tóxicos, sais minerais e água passam para o néfron e tornam-se parte do filtrado. Células sanguíneas e moléculas maiores de proteína não passam pelo néfron e continuam no sangue;

Excreção da Urina

A maior parte do líquido amniótico que envolve o feto em crescimento é a urina fetal, embora sua composição seja muito diferente da urina normal. A bexiga do feto começa a esvaziar em torno da 10ª semana de gestação.

É uma inflamação da bexiga, podendo atingir também a uretra. É mais frequente na mulher que no homem, isso se dá pelo fato da localização do orifício da uretra (mais próxima do ânus). A cistite é dividida em 5 tipos, sendo eles:

Os rins removem sais, ureia, ácido úrico e outras substâncias que estejam em excesso no organismo. O sangue a ser filtrado chega aos órgãos pela artéria renal, que se ramifica em arteríolas. Se uma pessoa bebe muito líquido, seus rins produzem uma urina diluída e abundante, eliminando o excesso de água.

Função do sistema excretor

Função do sistema excretor

Regula o equilíbrio de fluidos do corpo, mantendo níveis adequados de sal e água. Quando há excesso de água, é removido através da produção de urina hipotônica. Quando consumimos alimentos salgados, ou perdemos água através da transpiração, a concentração de urina é aumentada, para preservar a osmolaridade dos fluidos corporais.

O néfron é uma estrutura tubular que possui uma das extremidades em forma de taça, a cápsula renal. Ela comunica-se ao túbulo néfrico, que apresenta três regiões distintas: o túbulo contorcido proximal, a alça néfrica e o túbulo contorcido distal, que desemboca no ducto coletor.

A cápsula de Bowman involuta e cria um pescoço, que então se estende até a primeira estrutura tubular alongada chamada de túbulo contorcido proximal ou PCT. O PCT é o local para a secreção de alguns ácidos e para a reabsorção de quase dois terços do filtrado glomerular. Também remove toda a glicose e aminoácidos. A presença de glicose ou outros solutos orgânicos na urina é um sinal de dano renal, especialmente do córtex. Alguns resíduos nitrogenados também são removidos do corpo como amônia secretada pelas células que formam o PCT. Muitos medicamentos também são desintoxicados neste local.

A bexiga urinária funciona como um reservatório temporário de urina e varia em tamanho, formato, posição e relações anatômicas de acordo com seu conteúdo e a situação das vísceras adjacentes. Quando vazia, a bexiga de um adulto se localiza na pelve menor, parcialmente acima dos ossos púbicos e posterior a eles. Conforme ela enche de urina, entra na pelve maior e, em alguns indivíduos, pode atingir o nível da cicatriz umbilical. Em lactentes e crianças menores, a bexiga se encontra no abdome mesmo quando está vazia. Ela geralmente entra da pelve maior até os 6 anos de idade, mas só atinge sua posição final na pelve menor após a puberdade.

A produção de urina e o controle de sua composição é uma função exclusiva dos rins. A bexiga urinária é responsável pelo armazenamento da urina até que seja eliminada. Os ureteres e a uretra são simplesmente tubos para o transporte da urina para a bexiga urinária, e desta para a parte de fora do corpo, respectivamente. Os dois ureteres e a uretra formam um trígono na bexiga urinária, que indica os três pontos de inserção dessas estruturas na bexiga.

O sistema excretor humano não está restrito apenas à urina — afinal, o suor e a respiração também eliminam substâncias. Ele é o principal responsável pela homeostase do organismo, ou seja, pelo equilíbrio da composição química interna para que todas as etapas do metabolismo possam ser executadas corretamente.

Órgãos do sistema excretor

A estrutura mais proeminente da uretra prostática é a crista uretral, uma crista mediana entre sulcos bilaterais. Vale ressaltar também o seio prostático, no qual os ductos secretores da próstata (ductos prostáticos) se abrem. O colículo seminal é uma eminência arredondada no meio da crista uretral com um orifício em forma de fenda que se abre em uma pequena estrutura em fundo cego, o utrículo prostático. O utrículo é um remanescente embrionário do canal uterovaginal, cujas paredes adjacentes constituem, no sexo feminino, os primórdios do utero e de parte da vagina. Os ductos ejaculatórios se abrem na uretra prostática através de orifícios diminutos em forma de fenda, adjacentes ao orifício do utrículo prostático e, ocasionalmente, logo dentro dele. Assim, observa-se que os sistemas urinário e reprodutivo se unem nesse ponto.

André é formado em pedagogia, já tendo dado aulas na educação infantil e atuado como professor e coordenador de cursos de inglês. Entendendo como funciona o processo de aprendizagem, decidiu escrever para o blog Múltipla Escolha onde postagens sobre aprendizado, provas, concursos, e muito mais para ajudar seus leitores a aprenderem.

Excreção do Suor

A cistite, na maioria das vezes, é causada por bactérias e seu tratamento é baseado no uso de antibióticos, anti-inflamatórios e analgésicos(conforme prescrição médica). Esse tratamento pode ser complementado por meio da ingestão abundante de água ou chá caseiro, pois ajuda no processo de hidratação e ajuda a “lavar” a bexiga.

O suor é outra forma de o corpo eliminar substâncias desnecessárias e tóxicas ao organismo. Os órgãos excretores, nesse caso, são as glândulas sudoríparas — células epiteliais presentes na pele que estão espalhadas por todo o corpo.

Rins

Rins

A drenagem linfática das partes pélvicas dos ureteres é realizada para os linfonodos ilíacos comuns, externos e internos. Sua irrigação é feita por ramos variáveis das artérias ilíacas comuns, ilíacas internas e ovarianas.

Existem dois ureteres. Cada um é um tubo muscular de 25-30cm de comprimento, com um lúmen estreito, que transporta a urina dos rins até a bexiga urinária, conectando essas duas estruturas. Os ureteres seguem inferiormente do ápice das pelves renais nos hilos renais, passando sobre a abertura pélvica ao nível da bifurcação das artérias ilíacas comuns. Eles então seguem ao longo da parede lateral da pelve para entrar na bexiga urinária, formando os dois pontos superiores do trígono da bexiga. As partes abdominais dos ureteres se aderem firmemente ao peritônio parietal e são retroperitoneais ao longo de todo o seu trajeto.

A uretra é anterior à vagina (formando uma elevação na parede anterior da mesma) e os eixos dessas duas estruturas são paralelos. A uretra passa com a vagina pelo diafragma pélvico, pelo esfíncter uretral externo e pela membrana perineal. Glândulas uretrais estão presentes, particularmente na parte superior da uretra. Um grupo de glândulas de cada lado, chamadas de glândulas parauretrais, correspondem à próstata do sexo masculino. Elas têm um ducto parauretral comum que se abre, um de cada lado, próximo ao orifício externo da uretra. A metade inferior da uretra se localiza no períneo.

O que são as excretas?

Excretas é a designação biológica empregada aos resíduos nitrogenados produzidos pelo metabolismo, devendo ser eliminados a fim de permitir um estado de equilíbrio interno (homeostase) do organismo, sendo os tipos de excretas nos diferentes grupos de animais: a amônia, a uréia ou o ácido úrico.

Como são formadas as excretas?

Nossas células produzem muitos resíduos que devem ser eliminados (excretados) do organismo. Esses resíduos são chamados excretas. Os resíduos formados a partir das reações químicas que ocorrem no interior das células podem ser eliminados através: do sistema respiratório (gás carbônico)

Quem libera ureia?

O ciclo da ureia ocorre nas células do fígado e em, menor parte, nos rins. Inicia-se na mitocôndria e segue para o citosol da célula, onde se dá a maior parte do ciclo.

Como ocorre a síntese da ureia?

A síntese da ureia foi realizada pela primeira vez pelo químico e médico alemão Friedrich Wöhler, em 1828, por meio do cianeto de prata e do cloreto de amônio. ... Primeiro Wöhler aqueceu o cianeto de prata na presença de oxigênio do ar, formando o cianato de prata.