Enquanto o MRP se concentra nos aspectos de fabricação, estoque e pedidos do negócio, o ERP é responsável por todo o conjunto de programas de software de gerenciamento de negócios projetados para fornecer uma solução abrangente para uma ampla gama de funções de negócios.
O MRP II possui cinco módulos principais: módulo de planejamento, módulo de planejamento mestre de produção, módulo de cálculo de necessidade de materiais, módulo de cálculo de necessidade de capacidade e módulo de controle de fábrica.
O MRP (Material Requirement Planning) faz a gestão da necessidade de materiais dentro de um processo de fabricação. Este conceito nasceu na década de 60 e hoje é tratado como MRP I, ou seja, gestão da fabricação com base nos recursos de materiais necessários para atender ao plano de produção.
MRP é uma sigla em inglês para Material Requirements Planning. Metodologia de cálculo utilizada para planejar quais materiais são necessários para suprir a demanda da produção, a quantidade e em que momento.
Codificação. Atribuição de uma série de números e/ou letras a cada item de material, de forma que essa informação, compilada em um único código, represente as características do item. Cada item terá, assim, um único código.
A seguir vejamos alguns dos diversos critérios normalmente usados na classificação dos materiais: