crossorigin="anonymous">
Miracidio é forma larval do parasita, ou seja , inicio do ciclo, e a cercária, considera-se o verme adulto, a forma contaminante do hospedeiro definitivo.
O hospedeiro definitivo do Schistosoma mansoni é o homem que elimina os ovos do verme através de suas fezes. Quando as fezes são eliminadas na água, os ovos eclodem e liberam larvas ciliadas denominadas miracídios. Elas penetram nos caramujos, os hospedeiros intermediários, onde se multiplicam.
No ciclo evolutivo do S. mansoni, existem as seguintes formas evolutivas: verme adulto (macho e fêmea), ovo, miracídio, esporocistos, cercaria e esquistossômulo. Tem a forma oval, não é operculado, com um espinho lateral que o caracteriza facilmente. Mede 150 microns de comprimento por 65 microns de largura.
Essas larvas recebem o nome de cercarias. Após penetrarem no corpo do homem, as cercarias desenvolvem-se e, neste estágio, são denominadas de esquistossômulo. Os esquistossômulos iniciam uma migração pela corrente sanguínea e linfática, chegando aos pulmões e ao coração.
O esquistossomo pertence a um grupo de platelmintos denominados trematoda e tem sexos separados. A fêmea mede cerca de 1,5 cm de comprimento e o macho cerca de 1 cm. O macho possui um canal onde a fêmea se abriga na época da reprodução, o chamado canal ginecóforo.
Platelminto
Biomphalaria é uma gênero de caramujo da família Planorbidae. Possui importância médica pelas espécies deste gênero serem hospedeiras intermediárias (vetores) do parasita causador da esquistossomose. ... No Brasil, os principais hospedeiros naturais do Schistosoma mansoni são: B. glabrata, B.
No homem, a contaminação pelo A. cantonensis ocorre por meio de larvas contidas no muco produzido pelo caramujo durante sua locomoção. A transmissão também pode ocorrer pela ingestão de hortaliças e frutas, contaminadas pela larva do bicho.
Na fase aguda, o paciente infectado por esquistossomose pode apresentar diversos sintomas, como febre, dor de cabeça, calafrios, suores, fraqueza, falta de apetite, dor muscular, tosse e diarreia. Em alguns casos, o fígado e o baço podem inflamar e aumentar de tamanho.
A produção de ovos, cerca de 150 a 300 ovos por dia 5, tem início 4 a 6 semanas após a infecção e continua por toda a vida do verme, que pode ser até mais de 15 anos no hospedeiro definitivo 6.
A esquistossomose mansoni é uma doença infecto parasitária provocada por vermes do gênero Schistosoma, que têm como hospedeiros intermediários caramujos de água doce do gênero Bimphalaria, e que pode evoluir desde formas assintomáticas até formas clínicas extremamente graves.
Hospedeiro definitivo: é o que apresenta o parasito em sua fase de maturidade ou em fase de reprodução sexuada.
Em Biologia, hospedeiro é um organismo que abriga outro em seu interior ou o carrega sobre si, seja este um parasita, um comensal ou um mutualista.
O organismo que retira o alimento é o parasita, enquanto o que está sendo parasitado é o hospedeiro. No parasitismo, apenas um dos organismos envolvidos é beneficiado e o outro é prejudicado.
Reservatório é um hospedeiro de outra espécie, que alberga o agente etiológico de determinada doença e o elimina para o meio exterior com capacidade infectante, ou seja, é o animal que aloja algum tipo de parasita sem que esse seja prejudicado, por exemplo, o barbeiro (Doença de Chagas) que aloja em seu organismo o ...
Parasitemia: representa o número de parasitos que estão presentes na corrente sanguínea de um paciente.
“Infestação” é outro termo que causa dúvidas. Segundo o mini dicionário Aurélio, ela consiste no estabelecimento, proliferação e ação de parasitos na pele ou em seus apêndices.
MORTALIDADE: é a variável característica das comunidades de seres vivos; refere-se ao conjunto dos indivíduos que morreram num dado intervalo do tempo. Representa o risco ou probabilidade que qualquer pessoa na população apresenta de poder vir a morrer ou de morrer em decorrência de uma determinada doença.
Ciclo monoxênico: Quando o parasita possui um único hospedeiro; Ciclo heteroxênico: Quando o parasita possui mais de um hospedeiro. Neste caso, classifica-se os hospedeiros em intermediários e definitivos.