A operação realizada na potenciação é uma multiplicação e é representada da seguinte forma:
Assim: an · bn = (ab)n. Para dividirmos potências de mesmo expoente, conservamos o expoente e dividimos as bases. Assim: . Para elevarmos uma potência a um novo expoente, conservamos a base e multiplicamos os expoentes.
O resultado de um produto entre duas potências de bases iguais será uma terceira potência, na qual a base será igual às bases das potências que foram multiplicadas, e o expoente será igual à soma dos expoentes dessas potências. ... Isso ocorre quando a base de uma potência é outra potência.
“Em uma multiplicação entre potências de mesmo expoente, conservamos o expoente e multiplicamos as bases.” Como a parte de cima(expoente) era comum em cada potência, deixamos ela intacta e trabalhamos apenas com a parte de baixo(base), multiplicando 2 por 6, obtendo como resultado o número 12.
A potenciação ou exponenciação é a operação matemática que representa a multiplicação de fatores iguais. Ou seja, usamos a potenciação quando um número é multiplicado por ele mesmo várias vezes.
Comecemos com um cálculo simples (para o Excel), vamos calcular a potência de 8 na 12, ou matematicamente falando: 8¹². Para isso escolha uma célula, e insira os seguintes comandos =8^12 onde o sinal de igual indica ao Excel que queremos começar uma conta ou função e o sinal ^ representa a potenciação.
Uma importante aplicação de potenciação é a notação científica, usada para expressar valores muito grandes ou muito pequenos. A notação é usada por cientistas, como astrônomos, físicos, biólogos, químicos entre outros. 0,00012, pode ser representado por 1,2 * 10-4.
Para reduzir as potências de uma expressão para apenas uma potência, devemos trabalhar com as propriedades da potenciação. Primeiramente, temos a propriedade da multiplicação, onde somamos os expoentes. De maneira análoga, temos a propriedade da divisão, onde subtraímos os expoentes de mesma base.
Para transformar uma fração imprópria em uma mista, basta dividir a fração pelo denominador, sendo que a parte inteira será o quociente, o resto será o numerador e o divisor será o denominador.