Deles podemos usar tudo, as folhas, flores, sementes e bulbos. A diferença é que o dill, também chamado de endro ou aneto, tem um sabor mais anisado e refrescante, já o funcho é mais encorpado e quente. ... Já o funcho pode ser chamado também de erva-doce, não confundir com a erva-doce do bolo de fubá, a Pimpinella anisum.
Substituindo Endro (Dill, Aneto) Erva-doce, tomilho, alecrim, estragão, salsa, funcho.
O endro é uma planta muito utilizada como tempero e condimento, também podendo ser chamado por aneto (em italiano) ou dill (em inglês). Parente da cenoura, erva-doce e salsinha, ele é tradicionalmente utilizado na culinária do Leste Europeu e do Oriente Médio.
Para além de ser empregado na culinária, o endro era usado como planta medicinal pelos iranianos, egípcios e gregos, na Antiguidade. Também teve significado religioso, sendo utilizado pelos antigos hebreus para pagar o dízimo. Era chamado de “erva-de-deus” pelos arménios.
Como escolher e onde encontrar: Fresco: maços e vasinhos de endro fresco são encontrados em feiras, mercados e supermercados. Escolha os ramos com as folhas mais viçosas e que não estejam manchadas nem murchas. Seco e Sementes: encontrado em supermercados e empórios.
Como fazer o Chá de Endro: Coloque 2 colheres de sopa para um litro de água. Deixe cozinhar por cerca de 10 minutos a partir do momento em que se inicia a ebulição, após esse tempo, retire do fogo e deixe repousando por 10 minutos. Coe e está pronto para o uso.
“Contém ainda vitamina C, antioxidante que dá ao organismo maior resistência contra infecções, além de combater os radicais livres”, alerta Gabriela Zugliani, nutricionista. Para obter todos esses benefícios, o indicado é consumir, no máximo, 3 xícaras de chá de erva-doce por dia.
Plantar Endro em um Vaso:
Cuidando do endro. Deixe a terra ficar quase seca entre as regas. O endro não gosta de muita água, mas também não é para deixar o solo secar completamente, senão ele pode morrer. Verifique o solo todos os dias pegando um punhado entre os dedos e regue-o quando notar que está ficando seco.
Pode ser feita por sementes ou estaquia. Para propagar mudas de tomilho corte um ramo de pelo menos 8 cm e plante em um vaso pequeno. Faça regas com frequência para não deixar o solo secar. Outra opção é colocar o ramo em um copo com água até que as raízes aparecerem e, depois, fazer o plantio em local definitivo.
As plantas podem atingir a altura de 30 cm a 1,2 m, ou mesmo mais. ... O aneto ou endro não deve ser cultivado próximo ao funcho ou erva-doce, pois estas duas espécies intercruzam facilmente, e as plantas resultantes não apresentam boa qualidade de sabor e aroma.
Descrição: Planta herbácea anual de altura até 40 cm, ciclo de 90 dias no verão e 120 dias no inverno, com folhas finas filiformes na cor verde. As flores são pequenas em umbelas também pequenas, que formam um grande racemo na ponta dos ramos.
Originária do Mediterrâneo, a erva-doce é uma planta que pode atingir até 2,5 metros de altura, dependendo da cultivar. Por isso, é bom apoiar o caule flexível com uma estaca, para evitar quebras com a incidência de ventos fortes. O comprimento das folhas pode se estender por 40 centímetros.
Use tesouras de poda para cortar a planta. Corte o endro pela manhã para garantir que a planta esteja úmida. A planta deve estar bem hidratada antes de ser cortada. Coloque a planta em um copo de água, como uma flor, se não conseguir colhê-la pela manhã.
Corte a cabeça inteira acima da base se quiser uma segunda colheita. Se quiser colher a cabeça inteira de uma vez só, use uma tesoura de jardim para cortar o vegetal pela base. Faça um corte 2,5 cm acima da superfície do solo. Tenha cuidado para não cortar pedras ou o solo ou você acabará deixando a tesoura cega.
Corte 15 cm de um caule do seu pé de hortelã e coloque-o em um vaso com terra. Esse caule se transformará em uma nova planta após receber muita luz solar e água. Preencha o vaso da nova planta com solo misturado com uma grande quantidade de adubo. Pegue o caule cortado do pé de hortelã original e deslize-o no solo.
Após o plantio, molhe a terra para que a umidade chegue às raízes da hortelã. A terra deve sempre permanecer úmida, mas não encharcada. Se o clima estiver quente, você pode regar a planta várias vezes por dia. Deixe o vaso voltado para o leste, pois a hortelã se desenvolve melhor com seis ou mais horas de luz solar.
A hortelã demora de 2 a 4 anos no Maximo pra crescer, prosperar e fornecer folhas.
Corte os ramos conforme o necessário com uma tesoura de poda.
No início da primavera, corte de 5 a 10 cm dos raminhos externos mais longos e cheios. Remova as partes mortas e os galhos entrecruzados para diminuir o tamanho de um arbusto que cresceu demais. Não corte mais do que um terço do que a planta cresceu no ano.