Quem So Os Boomers?

Quem so os Boomers

Os baby boomers são um grupo designado de pessoas que nasceram entre 1946 e 1964. Eles são rotulados como 'baby boomers' porque, durante esse período, houve um aumento estatisticamente significativo no número de nascimentos ocorridos. Em 1946, o primeiro ano do 'boom', havia 3,4 milhões de bebês nascidos nos Estados Unidos, um número recorde durante um período de 1 ano. Esses números aumentaram constantemente para cerca de quatro milhões de bebês nascidos a cada ano entre 1953 e 1964. No final de 1964, quando a tendência começou a diminuir, 76,4 milhões de pessoas nasceram durante aquele período de 22 anos, que compreendeu cerca de um quarto da População dos EUA.

A pandemia colocou ainda mais lenha nessa fogueira. Uma estimativa feita pelo grupo de banco de dados imobiliários Zillow aponta que, nos Estados Unidos, quase 3 milhões de pessoas, principalmente da geração Z, voltaram a viver com seus familiares por causa da crise do novo coronavírus. O resultado? Os millennials entraram na mira dos mais novos.

The Boomer Market

"Economia grisalha": esse é o termo usada para designar o papel dos Baby Boomers na economia atualmente. Entregas em domicílio, produtos que dão mais autonomia aos idosos, acessórios para apartamentos e casas como barras de apoio... 

Falando em consumo, é de suma importância que entendamos como a geração dos Baby Boomers impacta hoje a economia. Afinal de contas, logo ela se tornará uma importante parcela econômica. E é justamente para tratar dessa questão que preparamos o tópico a seguir. Vamos lá?!

Listen to this Segment

Listen to this Segment

But when it was the boomers' turn to give, we continued to take, tax cuts, expanded Medicare and Social Security, an imbalance that led to an explosion of debt. Gibney points out that, when he was born, in 1976, the national debt was about a third the size of the annual economy. After decades of boomers at the helm, he says, it's now some 130 percent.

It's a resentment among millennials, 1981 to 1996, whose economic prospects have been supposedly been sacrificed to help greedy, ungrateful boomers, oblivious to the realities facing the young.

Go Deeper

Embates entre gerações acompanham e fazem parte da evolução da humanidade, conforme explica o psicólogo José Carlos Ferrigno, autor dos livros Coeducação entre Gerações e Conflito e Cooperação entre Gerações, publicados pela Edições Sesc SP. “É natural haver um choque entre o antigo e o novo, a tradição e a inovação”, analisa Ferrigno.

Mesmo sem esconder o apreço pela zoeira, a criadora dos produtos “ok, boomer” busca uma postura conciliadora. “Acho que por mais que a gente queira culpar as gerações mais velhas, sabemos que não é totalmente culpa delas”, opina O’Connor. Mas, para a norte-americana, é responsabilidade dos mais novos garantir que os mesmos erros não se repitam. Típico de uma boa zoomer — conflitos não devem tirar o foco do objetivo principal: criar um mundo sustentável em termos sociais, ambientais e econômicos. “Precisamos aproveitar essa oportunidade para fazer uma mudança, porque no fim das contas, quando os boomers eram jovens, eles também estavam promovendo mudanças”, arremata. E assim caminha a humanidade.

O período de confinamento devido à pandemia parece ter acirrado ainda mais os ânimos entre pessoas nascidas 
em diferentes momentos dos séculos 20 e 21

O período de confinamento devido à pandemia parece ter acirrado ainda mais os ânimos entre pessoas nascidas 
em diferentes momentos dos séculos 20 e 21

Embora não haja uma resposta definitiva sobre o que causou o baby boom, existem alguns fatores econômicos, sociais e psicológicos que podem ter se combinado para criar esse aumento de nascimentos entre 1946 e 1964. Alguns historiadores sugeriram que o baby boom foi diretamente relacionado ao fim da Segunda Guerra Mundial em 1945. Depois que a guerra acabou, houve um clima otimista geral no país e um período de prosperidade na economia dos Estados Unidos. Por exemplo, muitas mulheres anteriormente empregadas para ajudar a criar e fornecer os bens materiais necessários para os militares não eram mais necessárias. Isso abriu a oportunidade para muitas dessas mulheres deixarem o mercado de trabalho, ficar em casa e constituir família.

Almost exactly nine months after World War II ended, “the cry of the baby was heard across the land,” as historian Landon Jones later described the trend. More babies were born in 1946 than ever before: 3.4 million, 20 percent more than in 1945. This was the beginning of the so-called “baby boom.” In 1947, another 3.8 million babies were born; 3.9 million were born in 1952; and more than 4 million were born every year from 1954 until 1964, when the boom finally tapered off. By then, there were 76.4 million “baby boomers” in the United States. They made up almost 40 percent of the nation’s population.

Sign up for Inside History

Os baby boomers são um grupo designado de pessoas nascidas entre 1946 e 1964. No final de 1964, quando a tendência começou a diminuir, 76,4 milhões de pessoas nasceram durante aquele período de 22 anos, que compreendia cerca de um quarto da população dos EUA. O boom de nascimentos é mais frequentemente atribuído a tendências relacionadas ao fim da Segunda Guerra Mundial e ao aumento da prosperidade da economia. Os baby boomers são frequentemente caracterizados como não conformistas, financeiramente seguros, orientados para o consumidor e um tanto inseguros sobre suas crenças religiosas. À medida que os boomers envelhecem, cerca de 10.000 pessoas farão 65 anos todos os dias entre 2015 e o final de 2029, quando representarão 18% da população total dos EUA.

Os zoomers, como ficaram conhecidos, se voltaram contra os boomers por considerá-los incapazes de lidar com problemas contemporâneos, como a emergência climática e as desigualdades sociais. Usando o sarcasmo pelo qual são conhecidos, os membros da geração Z passaram a responder às críticas dos boomers nas redes sociais com um curto “ok, boomer”.

Razões para o boom

Os zoomers cresceram no mundo digital, aprenderam a levar uma vida sem barreiras entre o online e o offline e são bastante engajados com questões sociais (Ilustração: @ilecollages)

For Bruce Gibney, writer, jackpot winner as an early investor in PayPal and Facebook, the economic anxieties of millennials are the result of decades of sociopathic choices by boomers who grew up in a booming America.

Ao longo das últimas décadas, foram sendo descritos os “perfis” geracionais com as características que consideramos hoje: criados sob a promessa de estabilidade econômica do pós-guerra, boomers são menos propensos a mudanças, mais rígidos e fiéis a valores considerados conservadores; a geração X, dos nascidos entre o fim dos anos 1960 e início dos anos 1980, é cética em relação a mudanças políticas e sociais e também tende a ser conservadora, além de muito focada na carreira; filhos dos boomers, os millennials chegaram à idade adulta depois da virada do milênio e são mais comprometidos com a coletividade e ávidos por inovações, apesar de imediatistas e impacientes; gerados pelos X, os zoomers cresceram no mundo digital, aprenderam a levar uma vida sem barreiras entre o online e o offline e são bastante engajados com questões sociais. E já há quem já fale na geração alpha, os nascidos a partir de 2010 e, em geral, filhos de millennials. Eles têm alto potencial para resolução de problemas e tendem a ser mais independentes.

Como se dividem as gerações?

Classificação das gerações em 6 tipos
  • Geração Baby Boomers. São pessoas que nasceram entre 1940 e 1960. ...
  • Geração X. São pessoas que nasceram entre 1960 e 1970. ...
  • Geração Y. ...
  • Geração W. ...
  • Geração Z. ...
  • Geração ALFA (ALPHA)
28 de mar. de 2018

O que é a geração W?

4. Geração W. São pessoas que nasceram entre 1991 à 2000. Essa geração é uma subdivisão da Geração Y que quando foi criada, possuíam ainda jovens sem idade para o trabalho.

Qual a geração dos anos 90?

Geração Y A Geração Y, são pessoas nascidas nos anos 1980 e a metade dos anos 1990, enquanto a Geração Z são os indivíduos nascidos por volta de meados dos anos 1990 e década de 2000 em diante.