Uma sínfise é um tipo de articulação permanente, do tipo anfiartrose, em que a cartilagem fibrosa une dois ossos e permite pouca movimentação. ... Sínfise púbica (entre os púbis no osso da cintura pélvica); Sínfise manúbrio-esternal (entre o manúbrio e o corpo do esterno);
As articulações sinoviais, também chamadas de diartroses ou móveis, possuem uma cavidade articular (cavidade sinovial) que apresenta uma cápsula cheia de líquido sinovial, que funciona como um lubrificante. Essas articulações possuem uma maior liberdade de movimento e são as mais encontradas em nosso corpo.
As principais funções da sínfise púbica são absorver choques durante a caminhada e, nas mulheres, permitir a passagem do bebê durante o parto normal.
Cintura pélvica é o nome dado à união do esqueleto axial ao esqueleto apendicular nos membros inferiores e é composta por duas articulações: a Sacro-Ilíaca, que é o local de junção entre o sacro e o osso pélvico e a Sínfise Púbica, onde ocorre a junção entre o púbis direito e o esquerdo.
Denomina-se articulação do quadril, a cabeça do fêmur articulando com o osso do quadril (acetábulo) para constituir uma juntura do tipo sinovial esferoide. Este tipo de articulação permite o movimento nos três eixos, flexão e extensão, adução e abdução e rotação.
Na cintura pélvica, é possível observar dois ossos do quadril, os quais se unem posteriormente ao osso chamado de sacro. Cada osso do quadril é formado por três ossos, que são fusionados em adultos: o ílio, ísquio e púbis.
A cintura pélvica ou pelvis óssea, é composta pelos dois ossos ilíacos ou coxais que são dois: o sacro e o cóccix.
Escápula, úmeros (esquerdo e direito) e clavícula, esses ossos possuem a função de estabilizar o esqueleto superior, além de proteger a cavidade torácica.
Membros inferiores: Os membros inferiores são constituídos pelo fêmur (osso da coxa), tíbia e fíbula (ossos da perna), patela (osso do joelho), tarsos, metatarsos e falanges (ossos dos dedos).