ZONA INTERTROPICAL Tem a maior temperatura e pluviosidade da Terra. Sua grande luminosidade resulta em fauna e flora variadas, concentrando a maior biodiversidade do mundo. Nela estão as florestas tropicais (como a Mata Atlântica) e equatoriais (como a do Congo e a da Amazônia).
O clima polar, como o próprio nome indica, é encontrado em regiões de altas latitudes. As temperaturas são baixas durante todo o ano. As regiões de clima polar são perpetuamente cobertas por neve e gelo durante todo o ano.
Zonas temperadas: áreas climáticas localizadas entre o Círculo Polar Ártico e o Trópico de Câncer, indicam a zona temperada norte. Já a zona temperada sul se localiza entre o Trópico de Capricórnio e o Círculo Polar Antártico.
Com isso, algumas partes do planeta recebem mais ou menos luz solar, o que impacta diretamente no clima da região (clima, vegetação, temperatura, entre outros). As zonas climáticas foram criadas para poder estudar melhor essas diferentes zonas de incidência solar, com suas peculiaridades climáticas e de biodiversidade.
O território brasileiro está localizado, quase em sua totalidade, mais precisamente 93% do território, no Hemisfério Sul, ocupando apenas 7% do Hemisfério Norte. O país está estabelecido no ocidente, ou seja, a oeste do meridiano de Greenwich; além disso, é cortado ao norte pelo paralelo do Equador.
Brasil: Zonas térmicas Grande parte do território brasileiro está localizado entre os trópicos, porém uma pequena parte do território está localizada ao sul do trópico de Capricórnio, o que torna a temperatura da região bem amena, em relação à maior parte do país.
clima Tropical