Alguns sintomas que indicam que a menstruação vai descer são maior sensibilidade dos seios, mudança de humor, inchaço abdominal, retenção de líquidos, dor de cabeça e aumento do apetite.
A menstruação pode ter algumas alterações devido aos níveis hormonais femininos circulantes no organismo, aumento da quantidade de testosterona circulante, alterações na tireoide, estresse, gravidez ou alterações no ovário ou útero, por exemplo. Algumas das principais alterações relacionadas com a menstruação são:
Todo o conteúdo da Flo Health segue os padrões editoriais fundamentais de rigor médico, credibilidade dos dados e informações atualizadas. Para entender como asseguramos a credibilidade das informações sobre saúde e estilo de vida, confira os nossos princípios de revisão de conteúdo.
Esse é mais um sintoma que está na lista dos parecidos com a depressão. Mas as vezes ele surge de forma isolada, sem os outros sintomas. E pode ocorrer do nada. Uma hora você está feliz vendo um vídeo de humor, mas é só aparecer um cachorrinho fofo na tela que você se emociona e chora igual criança.
A irritabilidade também ocorre porque o sistema nervoso central é afetado, e pode aparecer e ir embora rapidamente. O que vai influenciar é o que a mulher estiver fazendo no seu dia a dia. Por exemplo, se viver uma situação estressante no seu período pré-menstrual, a tendência é que reaja com muito mais irritação do que reagiria se não estivesse nesse período.
Falara sobre sintomas de menstruação é a mesma coisa do que falar de TPM, a tensão pré-menstrual que as mulheres tanto detestam. São sintomas que acontecem cerca de uma semana ou cinco dias antes da menstruação descer e normalmente param quando a menstruação desce ou quando ela termina.
Por fim, o cansaço vai aparecer porque não é fácil lidar com todas essas maluquices acontecendo ao mesmo tempo. Ele pode surgir mesmo nas mulheres que não têm sintomas fortes de TPM, pois o corpo está trabalhando em algo muito importante e gastando mais energia.
Não quer dizer que a mulher esteja com depressão. Apenas pode sentir alguns dos sintomas típicos da depressão, como uma tristeza profunda e total falta de ânimo para fazer qualquer coisa. Mas vai passar logo.
A primeira menstruação, também conhecida como menarca, varia de menina para menina devido as alterações hormonais de cada corpo, no entanto, é mais comum que aconteça por volta dos 12 anos de idade. No entanto, algumas meninas podem ter a primeira menstruação entre os 13 e 15 anos ou mais cedo, entre os 9 e 10 anos. Saiba mais sobre a primeira menstruação.
Para aliviar os sintomas de menstruação, pode ser recomendado o uso de medicamentos anti-inflamatórios e analgésicos, já que podem ajudar a aliviar as cólicas, a dor nas costas e a dor de cabeça. Além disso, praticar atividade física, comer mais fibras e beber bastante líquidos durante o dia também ajudam a aliviar os sintomas da menstruação. Veja mais dicas para aliviar os sintomas da menstruação.
Cerca de 80% das mulheres se queixam de sintomas do transtorno pré-menstrual (TPM) —irritabilidade, depressão, ansiedade— na semana anterior à menstruação, que persistem até o segundo ou terceiro dia depois que o sangramento se instala.
Apesar de difícil, é possível engravidar ao ter contato íntimo enquanto se está menstruada. Isso acontece porque a produção hormonal pode variar em cada mulher, podendo ocorrer ovulação mesmo durante o período menstrual.
Com a menstruação não é diferente. Depois de alguns meses, quando ela já está regulada, vai ficando cada vez mais fácil perceber os dias pré-menstruais. Até porque o corpo não economiza nos avisos.
No entanto, pode acontecer que, após alguns meses de falha da menstruação, a mulher tenha a falsa impressão de estar na menopausa. Esse período é chamado de pré-menopausa ou climatério e é marcado por ondas de calor. Nesse contexto, é possível que, com a liberação de um óvulo no mesmo período de uma relação sexual desprotegida, ocorra uma gravidez.
A sensibilidade nas mamas é um dos sintomas de menstruação que praticamente toda mulher vai sentir. Mesmo aquelas que não sentem os outros sintomas. Ele é o que está mais relacionado com todo o processo. Então pode perceber que durante a semana pré-menstrual e a menstruação os seios vão estar maiores. Porém depois voltam ao normal.
Aquela indisposição mencionada nos sintomas emocionais tem a ver com essa dores no corpo, de forma generalizada, mas em especial nas pernas. Por isso é que, ao contrário do que muitas mulheres pensam, a prática de atividade física é essencial para que o corpo não fique retendo essas dores e a circulação do sangue se normalize.
As alterações na data de surgimento da menstruação geralmente são causadas por alterações nos níveis hormonais da mulher. Por isso, o atraso da menstruação nem sempre é sinal de gravidez, podendo indicar outras situações como excesso de estresse, consumo excessivo de café ou alterações em órgãos produtores de hormônios, como a hipófise, hipotálamo ou ovários. Em caso de atraso menstrual superior a 10 dias, deve-se fazer o teste de gravidez ou ir ao ginecologista.
A cor da menstruação vai alterando ao longo dos dias da menstruação, podendo variar entre vermelho vivo e marrom claro. No entanto, também existem momentos em que a mulher apresenta menstruação mais escura, como borra de café, ou mais clara, sem que isso signifique algum problema de saúde.
Depois que uma mulher menstrua pelas primeiras vezes, já vai percebendo quais são os sintomas de menstruação. Assim como tudo na vida, quando faz parte da rotina, você acostuma e passa a conviver com mais naturalidade com tudo que acontece no seu corpo.
Quando a mulher entra na piscina ou no mar, a menstruação continua acontecendo, porém, a presença de água na região íntima reduz a temperatura corporal e também causa aumento da pressão, o que pode dificultar a saída do sangue. No entanto, após sair da água é possível que a menstruação desça rapidamente, apenas porque esteve acumulando no interior do canal vaginal.
Os sinais da chegada da menstruação normalmente aparecem devido às alterações hormonais e podem ser aliviados com o uso de remédios anti-inflamatórios, como Ponstan, ou antiespasmódicos e analgésicos com o Buscopan ou Atroveran, por exemplo.
Mesmo que no começo da puberdade muitas meninas já comecem a ouvir falar na temida menstruação, também há outras que ainda sequer sabem o que é isso. Afinal, menstruação é algo muito pessoal. Há meninas que começam aos 16 e há outras que podem começar aos 9.
O terceiro sinal da primeira menstruação é a secreção vaginal. Trata-se de um fluido, meio líquido meio grossinho, branco ou amarelado, que sai da vagina. Ele é o sinal mais claro de que em breve a primeira menstruação vai acontecer. E a partir de então ele fará parte da vida da menina diariamente, por todos os anos até a sua menopausa.