Como mencionado, existem quatro tipos de layout mais comuns, podendo haver combinações entre eles de acordo com as necessidades da empresa.
Tipos básicos de arranjo físico
O layout posicional (ou em inglês fixed product layout) caracteriza-se pelo fato do material permanecer parado enquanto os operadores, equipamentos e todos os outros produtos, se movimentam à sua volta (Camarotto, 1998, p.
O layout por células (ou celular), onde as máquinas e estações de trabalho são colocadas de acordo com a sequência de operações e são executadas de acordo com a sequência estabelecida sem caminhos alternativos.
Como montar uma linha de produção realmente eficiente?
Os layouts combinados ocorrem para que sejam aproveitadas em determinados processos as vantagens do layout funcional e a de linha de montagem. Pode-se ter uma linha constituída de áreas em seqüência com máquinas de mesmo tipo como no layout funcional, continuando posteriormente com uma linha clássica.
O layout misto é utilizado para aproveitar as vantagens de diversos tipos de layout de uma só vez, onde é utilizado uma combinação geralmente do layout por produto, por processo e celular (PEINADO; GRAEML, 2007).
O layout de supermercados corresponde à disposição dos produtos ao longo do estabelecimento. ... Portanto, o produto deve se destacar perante o cliente ou chamar sua atenção. Para tanto, a altura dos produtos também importa, assim como sua distribuição.
O layout ou leiaute é uma estratégia que tem como objetivo ampliar a qualidade e eficiência de um processo produtivo. Via de regra, ele está intimamente relacionado à maneira como máquinas, equipamentos e pessoas são distribuídas em um espaço físico.
Em suma, objetivo básico do layout é garantir um bom fluxo de trabalho, material e informações por meio de um sistema, ou seja, garantir uma distribuição eficaz de recursos, ferramentas e pessoas dentro da empresa.
Com um bom layout obtêm-se resultados surpreendentes na redução de custos de operação e no aumento da produtividade e eficiência. Além de facilitar entradas e saídas de materiais, melhorar os fluxos, auxiliar no gerenciamento visual e na supervisão, ao mesmo tempo em que gera um ambiente de trabalho agradável e seguro.
É importante estar sempre preocupado com alguns fatores fundamentais, como a segurança, conforto dos funcionários, sinalização e facilidade de acessos às máquinas. Um bom planejamento em layout pode trazer benefícios expressivos como: ... Redução da ociosidade de máquinas e funcionários.
O arranjo físico também é extremamente importante para promover a segurança no ambiente de trabalho, pois garante o oferecimento de condições laborais mais seguras, evitando possíveis acidentes e doenças profissionais.
2) ARRANJO FÍSICO DE UMA FÁBRICA OU DE UM DEPARTAMENTO - É a disposição das unidades individuais de produção (maquinas), postos de trabalho e locais de armazenagem, relacionados entre si. - É nesse estudo que estamos mais de perto interessados, sendo que os detalhes serão desenvolvidos a seguir.
Um arranjo físico inadequado pode afetar a capacidade produtiva de uma empresa e todo o seu layout da segurança do trabalho. Afinal, com recintos confusos e despreparados, a companhia fica mais vulnerável aos erros de gestão de estoque, atrasos nas entregas e, até mesmo, às interrupções nas linhas de fabricação.
O Arranjo físico busca aproveitar de forma ideal o espaço físico da empresa, organizando máquinas, equipamentos, pessoas, informação e departamentos, tendo em vista implantar um fluxo do processo produtivo com fluência harmoniosa e evolutiva e, assim, evitar qualquer desperdício ou custos adicionais.
O arranjo físico de uma fábrica pode ser classificado em quatro tipos comuns: layout fixo, layout funcional, layout celular e layout linear. A escolha do tipo do layout depende de basicamente dois critérios: volume de produção e variedade dos produtos.
Um layout correto proporciona um fluxo de comunicação entre as atividades de maneira mais eficiente e eficaz, melhor utilização da área disponível, um fluxo de trabalho mais eficiente, facilidade na gestão das atividades, diminuição de problemas ergonômicos e flexibilidade para mudanças / adequações.
Na elaboração do arranjo físico da armazenagem é necessário procurar a disposição que melhor estabeleça a integração dos equipamentos com o pessoal e com as fases do processo produtivo ou de serviços, permitindo, dessa forma, o máximo rendimento dos fatores de produção, utilizando a menor distância e o menor tempo ...
- as mudanças causadas pelas interrupções no trabalho, aumentando os custos e ajustes técnicos que deverão ser resolvidos após implantação do novo arranjo físico. ... O tipo de arranjo físico e o tipo de processo vão definir o volume de produção e a capacidade de flexibilidade de alteração da produção.