Os principais tipos de drogas são:
Quais são os principais medicamentos controlados?
Relação de controlados tipo C1
Os medicamentos controlados são aqueles fármacos sujeitos a controle especial. Eles são compostos por substâncias com ação no sistema nervoso central, que podem causar dependência física ou química. Alguns são inclusive teratogênicos, ou seja, podem ocasionar a má formação fetal e danos irreversíveis ao futuro bebê.
Ela deve ser evitada sempre, pois somente pelos sintomas é impossível saber se a infecção foi causada por vírus ou bactérias . Até porque o consumo de forma errada dos antibióticos faz com que os micro-organismos desenvolvam uma mutação, tornando-se resistente ao agente antibiótico.
Controle. A lista de medicamentos é extensa e inclui, por exemplo, antidepressivos, antipsicóticos, anticonvulsivantes, anfetaminas, ansiolíticos e diversos outros produtos controlados, com normas específicas para a dispensação e a entrega ao paciente.
A regra não vale apenas para medicamentos de uso controlado. Estes manterão as exigências atuais (receita em duas vias e prazo de validade de 30 dias).
A tarja preta significa que o medicamento pode trazer graves riscos à saúde, inclusive dependência física e psíquica além de tolerância. São medicamentos que agem no sistema nervoso central, podendo causar sedação.
Tarja preta: dizem respeito aos medicamentos que tem venda e uso controlado, pois possuem ação sedativa ou estimulante sobre SNC. Este tipo de medicamento só pode ser vendido com receituário especial, e fica retido na farmácia em que o fármaco é comprado.
Significado das tarjas vermelhas Geralmente, esses medicamentos vêm acompanhado do aviso “venda sob prescrição médica”. Eles têm contra-indicações e efeitos colaterais considerados graves, por isso só podem ser vendidos mediante a apresentação da receita carimbada e assinada pelo médico ou dentista.
De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a cor diferente na caixa de determinados medicamentos, conhecida também como tarja, indica o grau de risco que o medicamento pode oferecer à saúde.
Já a tarja magnética contém todas as informações para realizar os pagamentos em três trilhas de dados. Cada uma destas é composta de minúsculas barras magnetizadas, e um código binário, que é interpretado pelo aplicativo da máquina de cartão ou sistema PDV.
Notícias do CFF A "tarja azul" deverá incluir aqueles medicamentos de tarja vermelha sem retenção de receita que possuem, no mínimo, 70% dos critérios estabelecidos para os MIPs (Medicamentos Isentos de Prescrição).