Isso porque, cada doação de sangue pode ajudar até quatro vidas. Ou seja, se você doar a cada três meses, pode ajudar a manter vivas até doze pessoas, além, é claro, da gratidão de suas famílias.
O volume de anticoagulante da bolsa (63 mL) é padronizado para um mínimo de 400 mL de sangue, logo uma pessoa com peso menor que 50 quilos não poderia doar o volume mínimo, pois sobraria anticoagulante livre o que é indesejável (pode lesar os glóbulos vermelhos).
Transfusão de hemácias deve ser considerada em pacientes com anemia grave e/ou sintomática. Pacientes com hemorragia no peri ou pós-operatório também podem necessitar de transfusão.
Quem recebeu transfusão de sangue pode ser doador de sangue? Sim. Quem recebeu transfusão de sangue pode doar sangue, mas precisa esperar um ano para fazer a doação.
12. você nunca poderá ser doador de sangue se:
Serão feitos exames para Hepatite B e C, Sífilis, Doença de Chagas, AIDS e para detecção dos vírus HTLV I e II, conforme legislação vigente. Existem, no entanto, doenças que podem ser transmitidas pelo sangue a quem for recebê-los, para os quais não são feitos exames.
Com o que foi coletado em tubos são realizados testes para classificar o seu tipo sanguíneo (Sistemas ABO e Rh) e testes sorológicos para identificar doenças infecciosas que são transmitidas pela transfusão de sangue como Sífilis, Doença de Chagas, Hepatite B, Hepatite C, Infecção pelo vírus HIV e HTLV.
Caso receba carta ou telefonema do Hemocentro notificando alteração em um de seus exames, não se assuste; apenas é necessário repetição deste exame. Se desejar, poderá retirar os resultados dos exames no Hemocentro (Rua Marques de Itu, 579, Santa Cecília, SP) a partir de 10 dias após a doação.
Desde segunda-feira, dia 15, a Fundação Pró-Sangue oferece aos doadores a possibilidade de consultar os resultados de seus exames no site da entidade, por meio de uma senha, enviada por e-mail. A intenção é reduzir o tempo de espera para apenas 15 dias.