Resposta: Nas meninas, os primeiros sinais da puberdade são o aparecimento do broto mamário e o crescimento dos pelos pubianos e axilares. Além disso, acontece a primeira menstruação e se observa o estirão do crescimento.
A puberdade é um período de intensas modificações no corpo de meninas e meninos que os prepara para a vida adulta e para o início da fase reprodutiva. Puberdade é o nome dado ao período de transição entre a infância e a fase adulta e acontece em meninas entre os 8 e 13 anos de idade e em meninos entre 9 e 14 anos.
Durante a puberdade, o desenvolvimento sexual ocorre em uma sequência definida. Entretanto, quando as mudanças começam e com que rapidez ocorrem varia de pessoa para pessoa. No caso de meninos, a puberdade começa entre os 10 e 14 anos e dura aproximadamente 3 anos.
Homens x mulheres Os homens chegam à puberdade mais tarde, aos 17 anos em média. E é só depois disso, por volta dos 20 anos, que eles param de crescer. No caso das meninas, a puberdade vem aos 15 anos. Depois da menarca, a primeira menstruação, a mulher ganha mais 5 ou 7 cm.
Durante a puberdade, o desenvolvimento sexual ocorre em uma sequência definida. Entretanto, quando as mudanças começam e com que rapidez ocorrem varia de pessoa para pessoa. A puberdade nas meninas tem início entre os oito aos 13 anos de idade e dura aproximadamente quatro anos.
É possível estabelecer que, independente do sexo, as principais alterações que ocorrem com o organismo são: estirão puberal (crescimento acelerado da estatura que dura de 2 a 4 anos); desenvolvimento do sistema esquelético e muscular; desenvolvimento do sistema reprodutor.
Essa fase se inicia próximo aos 12 anos de idade dos meninos e dura até os 18 anos, aproximadamente. Nesse meio tempo, o pênis cresce em diâmetro e comprimento. Os primeiros a ter um aumento de tamanho são o escroto e os testículos.
Além do sono, exercícios e atividades físicas estimulam os hormônios. Esse processo dura, em média, 16 anos para os meninos e 14 para as meninas, idades em que a cartilagem de crescimento se “fecha”, pois é totalmente substituída por osso, e o crescimento em si acaba. Porém, esse tempo pode variar.
Mas uma regra é unânime: não existe nenhum segredo capaz de fazer o cabelo crescer mais de cinco centímetros ao mês. Em média, o crescimento normal varia de um a um centímetro e meio ao longo de 30 dias.
Os especialistas apontam que o fio cresce, em média, um milímetro a cada três dias, ou cerca de 1 centímetro ao mês - o que resultaria em uma média de 12 centímetros por ano. E ao contrário do que parece, cabelos lisos, cacheados e crespos crescem exatamente na mesma velocidade.
7 dicas para o cabelo crescer mais rápido
O primeiro passo é ter em mente que os cabelos geralmente crescem de 1 a 1,5 cm por mês, mas que isso não precisa ser uma regra, ok?! Alguns crescem mais e outros menos. O importante é seguir práticas que fortaleçam o organismo e criem boas condições de crescimento.
Para fazer o cabelo crescer mais rápido, você pode misturar o vinagre de maçã com um pouco de água e usar para lavar os cabelos; em seguida, lave o cabelo com shampoo (de preferência caseiro) normalmente. Isso estimula os folículos capilares, fazendo o cabelo crescer mais rápido.
Remédios caseiros para o cabelo crescer
Basta seguir as dicas abaixo.
Os óleos de alecrim, rícino e a máscara de gema de ovos nutrem os fios e combatem infecções que prejudicam o crescimento dos fios
Como estimular o crescimento dos cabelos?
Confira a seguir, alguns cuidados que você pode tomar para ajudar a parar a queda de cabelo urgente.
Chapinha e químicas prejudicam o crescimento do cabelo O uso com frequência de aparelhos como secador, chapinha e modelador, ou de químicas como coloração, descoloração e relaxamento, faz com que os fios se partam e percam a força.
O hormônio DHT age dentro dos folículos, desencadeando a morte das células que produzem os fios. Os folículos começam, então, a se fechar e diminuem a produção progressivamente. Os fios das laterais e detrás da cabeça dificilmente caem porque os folículos dessas regiões não produzem a tal enzima.
O cabelo cresce, via de regra, cerca de um centímetro por mês. Cortar as pontas é bom, sim, para deixar o cabelo mais bonito e eliminar as partes ressecadas. Mas não é o corte que faz o cabelo crescer mais. Aparar as pontas de três em três meses já é o suficiente.
Esta ideia, apesar de ser muito comum, é equivocada, já que os fios crescem a partir da raiz. Portanto, as pontas não fazem diferença nenhuma na aceleração do crescimento. Em média, o comprimento do cabelo tende a aumentar 1 cm por mês, com ou sem corte.
Na verdade, não. O cabelo tem um crescimento que independe da quantidade de vezes que você passa a tesoura – cerca de um centímetro por mês. As pontas são um tecido morto e sua retirada não influencia em nada na parte dos fios responsável pelo crescimento, no caso, o bulbo, que fica lá na raiz.
Elas ficam mais espigadas, ásperas e, dependendo da situação, podem surgir as temidas pontas duplas. Quando isso acontece, não tem jeito, é preciso cortar. O corte não só vai eliminar as pontas mais secas, como também vai dar um aspecto mais saudável às madeixas.
Cortar fios com frequência ajuda a eliminar as pontas duplas O que determina o quanto eles vão crescer é o bulbo da fibra capilar, que se localiza na raiz e não nas pontas. O grande benefício de aparar as madeixas está em eliminar as temidas pontas duplas , que embaraçam com mais facilidade do que o restante do cabelo.