A fermentação é um processo anaeróbio realizado por alguns organismos, como a levedura Saccharomyces cerevisae, bastante utilizada na indústria. Esse processo é realizado por algumas espécies de fungos, bactérias, protistas, bem como por alguns tecidos animais e vegetais.
A figura abaixo mostra, de forma esquemática e simplificada, as principais etapas de cada uma das fermentações. Quando realizada pela levedura adequada, o tipo de fermentação que leva a massa do pão a inflar e tornar-se macia é aquela representada: a) Pela produção de ácido lático.
esquemática e simplificada, as principais etapas de cada uma das fermentações. Quando realizada pela levedura adequada, o tipo de fermentação que leva a. massa do pão a inflar e tornar-se macia é aquela representada: * álcool etílico.
A respiração aeróbica é aquela em que há participação do oxigênio e pode ser dividida em três etapas: a glicólise, ciclo de Krebs e a fosforilação oxidativa.
A respiração aeróbica é aquela que utiliza oxigênio como aceptor final. A anaeróbica, por sua vez, não utiliza essa substância. A grande maioria dos seres vivos realiza respiração aeróbica para produzir energia, entre eles algumas bactérias, protistas, fungos, plantas e animais.
As mitocôndrias são organelas encontradas em praticamente todas as células dos seres eucariontes. São responsáveis pela respiração celular aeróbia, ou seja, respiração em que há consumo de oxigênio.