Nosso candidato ideal tem sólida experiência como enfermeiro e capacidade de lidar com situações estressantes. Este cargo também requer habilidades de gerenciamento de equipe e foco na resolução de problemas. Treinamento posterior em gestão ou administração seria uma vantagem.
O controle e a avaliação praticamente se processam depois de algo realizado, pois envolvem uma certa comparação entre o que foi cumprido, e o determinado, enquanto que a ação da supervisão consiste basicamente em observar o trabalho que está sendo executado, em motivar e orientar o pessoal para que o execute de acordo com normas determinadas para o alcance de objetivos estabelecidos. O trabalho de supervisão não visa mudar decisões tomadas, mas através da motivação e orientação,, os possíveis desvios podem ser corrigidos, sem que isto implique em mudança de normas, ou que se confunda com a função de treinamento de pessoal, uma vez que este é uma das condições para que a supervisão se processe. Dentre as funções administrativas, a supervisão, quando devidamente cumprida, é a que mais contribue para manter a coordenação dos recursos humano e material da organização, e a que mais subsídios proporciona para a avaliação dos resultados obtidos em termos de qualidade e quantidade.
Em vista disto, para melhor focalizar a supervisão em enfermagem de saúde pública, abordaremos inicialmente alguns aspectos do sistema de enfermagem em órgão de saúde pública estruturados em vários níveis, conforme as modernas tendências metodológicas no campo da saúde.
3.1.3 determinar as prioridades, é outra fase. Todo programa de saúde da unidade sanitária envolve muitos problemas que demandam atenção, e muitos objetivos a serem alcançados. A supervisora, especialmente aquela que conta com muitas unidades de trabalho sob sua responsabilidade, terá que estabelecer prioridades, a fim de poder atender de modo eficiente a todas.
Sendo o propósito da supervisão em enfermagem de saúde pública, manter sempre elevado o nível da qualidade da enfermagem, como saber se ela necessita ser melhorada, e em quais aspectos? Em termos objetivos, verificando e analisando como o trabalho de enfermagem está sendo executado por todos os membros da equipe de enfermagem.
O trabalho do supervisor deverá também ser periodicamente avaliado, quer sob o aspecto de auto-avaliação como também realizada pelos superiores hierárquicos, para verificar se o seus desempenho corresponde ao esperado.
A dificuldade muitas vezes observada em situar a supervisão no processo administrativo decorre da falta de uma organização devidamente estruturada, portanto, carente de uma definição clara das funções, e conseqüentemente, das respectivas atividades, tarefas, e autoridade que competem a cada categoria de pessoal no exercício de seu trabalho.
d. a qualidade dos serviços de enfermagem prestados, se tem sido satisfatória; quais os problemas encontrados e que sugestões têm sido ou devem ser propostas para solucioná-los.
Este site utiliza cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo a Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Assim como a entendemos, a supervisão em enfermagem de saúde pública (como em qualquer outra área) pressupõe a existência de certas precondições sem as quais o desempenho desta função será inexpressivo. Destacamos as mais importantes para a enfermagem:
3.1.1 tomar conhecimento da realidade da situação da sua área de atuação. Envolve a análise e interpretação de informações coletadas sobre a estrutura técnico-administrativa do Serviço de Saúde Pública, sobre a enfermagem nesta estrutura, sobre a situação de saúde da comunidade envolvida, bem como, sobre os programas elaborados para atender as necessidades da área de saúde identificadas.
- as ações de supervisão, dirigidas para conseguir o desenvolvimento do trabalho de enfermagem dentro das linhas básicas fixadas para o alcance de uma prevista produção e de um efeito esperado na comunidade, expressa a sua característica administrativa, enquanto que:
A enfermagem, como um dos sub-sistemas dos órgãos de saúde, trabalha coordenadamente com os demais setores, realizando ações de supervisão a fim de manter a qualidade da assistência de enfermagem prestada à população, tendo em vista o alcance de objetivos comuns.
Enfermeira, Mestre em Educação e Docente de Enfermagem. Possui especialização em Gestão em Saúde e Controle de Infecção Hospitalar e experiência nos temas: CCIH, Gestão da Qualidade, Epidemiologia, Educação Permanente em Saúde e Segurança do Paciente.
Para que o produto final do setor saúde seja adequado às exigências da sociedade, as empresas que o formam vêm utilizando a supervisão como um dos mecanismos necessários à harmonização de esforços entre as diversas áreas integrantes dessas organizações.
3.2.1 estabelecimento de ambiente favorável à supervisão, sendo um dos fatores que poderá impulsionar a dinâmica da supervisão para o desenvolvimento esperado. Um ambiente favorável envolve condições físicas adequadas ao trabalho, relações humanas harmoniosas no grupo. Significa compreensão e aceitação por parte de todas as pessoas envolvidas sobre o significado da supervisão. Embora não seja um aspecto que diz respeito somente à supervisão, mas a todo trabalho de grupo, é aqui enfatizado, pela influência que o seu aspecto positivo ou negativo poderá exercer respectivamente, no êxito ou fracasso do trabalho de supervisão. Devemos lembrar entretanto, que esta não é uma responsabilidade que deva ser atribuída somente à supervisora. O aspecto físico do ambiente, por exemplo, nem sempre está ao alcance da supervisora proporcionar o melhor, no entanto, estabelecer e manter relações humanas harmoniosas dentro da sua área de trabalho, depende muito da habilidade da supervisora, sendo um aspecto muito significativo que deve ser considerado por ela.
Os métodos e técnicas utilizados em supervisão podem ser descritos de várias maneiras. Ao assumir a função de supervisão, a enfermeira terá de seguir uma série de passos, os quais em uma ordenação seqüencial lógica, se enquadram necessariamente nas principais etapas: Planejamento - Organização - Execução - Avaliação.
O supervisor deve preocupar-se com o planejamento, a execução e a avaliação do trabalho, visando sempre a sua melhoria e o crescimento do pessoal. Entretanto, em algumas instituições o modelo de supervisão ainda é centralizador, autoritário, com ênfase na produção em detrimento ao fator humano.
Tipos de Supervisão
5 funções de liderança e gerenciamento
A função principal de um líder é encorajar a sua equipe a desenvolver a melhoria continua no pensamento e nas ações, é importante que o líder ofereça apoio e treinamento aos membros da equipe, que ensine, que transmita os seus conhecimentos, pois quando isso acontece a organização cresce e prospera ainda mais.
Significado de Liderar verbo transitivo Dirigir como líder. Chefiar. Ocupar a principal posição no decurso de competição desportiva.
Liderar é instigar a capacidade criativa existente nas pessoas. ... Que lidera pelo exemplo, incentivando sua equipe com entusiasmo e inspirando confiança e vontade de crescer dentro de uma organização. Um líder transmite positividade, mesmo em situações não tão favoráveis, encorajando a equipe a seguir em frente.
Os 5 elementos essenciais da liderança
Os 4 elementos da liderança
Dos estudos sobre a teoria dos estilos desde o início do século 20, destacam-se três. São eles: LIDERANÇA AUTOCRÁTICA, DEMOCRÁTICA e LIBERAL. Também sabemos que não existe um estilo correto, os três estão certos, porém, o grande desafio do líder é saber quando aplicar cada estilo.