2 Características de um BOM resumo: Brevidade: o resumo só contém as ideias principais, enquanto os pormenores são excluídos. Rigor e clareza: a estrutura do resumo deve seguir a do texto inicial, com o mesmo número de parágrafos e o mesmo tom do autor. Linguagem pessoal: não se copia frases do texto.
Disserte sobre o que se deve considerar para desenvolver um resumo com qualidade e quais as características necessárias a um bom resumidor. ... - São caraterísticas de um bom resumo: brevidade, exatidão e clareza. - Quanto menor, melhor será o resumo, desde que o sentido permaneça claro e não se sacrifique a exatidão.
Só devem ser sublinhadas as partes fundamentais, geralmente que compõem a ideia principal do texto. Lembre, mais do que palavras, você deve procurar as ideias mais relevantes. Também é importante destacar as palavras técnicas ou específicas do tema e qualquer dado relevante que contribuia para a compreensão.
Basicamente, você vai brincar de achar a ideia principal de um texto. Toda página vai ter entre 1 e 3 ideias. Sua missão é encontrar as palavras ou expressões-chave em torno das quais giram as outras palavras. Circule essa ideia.
Como encontrar a ideia principal de um parágrafo
Estas IDEIAS podem ser , principais e secundárias . As partes "principais "de um texto são as partes que valorizam um determinado ponto de vista através de argumentos ou raciocínio. As partes " secundárias " dão um reforço as ideias principais completando-as e contribuindo com as ideias do texto .
As idéias principais e secundárias de um texto são as mensagens, hierarquicamente codificadas, que contêm uma escrita. Essas idéias têm como objetivo transmitir informações; passam a significar cada uma das premissas que sustentam as microestruturas e macroestruturas de um discurso textual.
O conjunto de ideias que utilizamos pode ser dividido em dois blocos: as primárias e as secundárias. As primeiras são essenciais e definem o aspecto fundamental de uma realidade concreta. Já as secundárias são acessórias e dependem hierarquicamente das primárias.
O começo do paragrafo mostrara de forma clara e rápida qual sera a ideia defendida naquela paragrafo, isso é a ideia principal, a justificativa ou argumentos para defender essa ideia que é denominada de ideia secundaria. Por Exemplo: O céu é azul(ideia principal).
O conceito de fonte secundária se contrasta com o de fonte primária, que é uma fonte original da informação a ser discutida. ... Fontes secundárias envolvem generalizações, análises, sínteses, interpretações, ou avaliações da informação original.
O tema central do texto é aquele que gira em torno da problemática principal, geralmente é colocado pelo autor durante o desenvolvimento. ... Além disso, é importante que durante o desenvolvimento o autor não fuja do assunto, pois o leitor poderá se desviar do que está sendo desenvolvido e prejudicar seu entendimento.
Resposta. Resposta: b) O amor de um aluno pela professora.
Fontes Secundárias > Trazem a informação agrupada/organizada, tendo a função de facilitar o uso da informação “dispersa” nas fontes primárias. Exs.: Enciclopédias; Dicionários; Bibliografias; Índices; Bases e bancos de dados; Livros.
adjetivo Que é de segunda ordem ou ocupa o segundo lugar em ordem, graduação ou qualidade, relativamente a outrem ou outro: desempenhar papel secundário na peça. De menor importância em relação a: matéria secundária.