CARACTERÍSTICAS LITERÁRIAS A poesia de Manuel Bandeira nasce parnasiana e simbolista e, aos poucos, se distingue como "o melhor verso livre em português". O poeta transita do Parnasianismo ao Modernismo e experiências concretistas, conservando e adaptando os ritmos e forças mais regulares.
Poema concretista Ponteio, de Manuel Bandeira. A poesia modernista de Manuel Bandeira está situada na chamada primeira geração modernista. Como característica dessa geração, é possível observar liberdade de criação, predominância de versos livres, aproximação entre a fala e a escrita, além de elementos regionalistas.
O modernismo é um movimento da literatura brasileira que surgiu em 1920 e se estendeu até meados de 1978. Dividido em três fases principais, a literatura moderna reúnecaracterísticas inconfundíveis como a liberdade de expressão, contextualização e inclusão do cotidiano, linguagem coloquial e novas técnicas de escrita.
“Os Sertões” é uma das obras mais emblemáticas do escritor pré-modernista Euclides da Cunha (1866-1909), publicada em 1902. ... De tal modo, trata-se de uma prosa científica e artística, acabando com essa visão idealista do índio herói e do negro trabalhador, abordado com entusiasmo pelos escritores do romantismo.
Dessa forma, o livro é dividido em três partes: “A terra”, em que a flora, relevo e clima do sertão nordestino são descritos; “O homem”, em que se descreve o sertanejo a partir de uma visão determinista, atrelada ao naturalismo; e “A luta”, quando o narrador relata, em detalhes, a Guerra de Canudos.
Os sertões é uma obra de Euclides da Cunha, publicada em 1902. O autor, que era jornalista, foi enviado aos sertões da Bahia para cobrir a Guerra de Canudos que ocorria no final do século XIX. Assim, seu objetivo era descrever o local, as pessoas e os conflitos que estavam acontecendo.
Ele é importante pois relata fatos da literatura de cordel que é parte da própria literatura,é a cultura do sertão,por isso que ele é importante na literatura brasileira.
Euclides da Cunha é autor da obra Os Sertões, na qual retrata o sertão baiano, o sertanejo e o conflito ocorrido em Canudos, em 1897, liderado por Antônio Conselheiro. Euclides Rodrigues Pimenta da Cunha foi um escritor pré-modernista brasileiro.
O pré-modernismo unia características das escolas literárias do século XIX, como o Simbolismo, o Realismo e o Parnasianismo, ficando conhecido como um período sincrético, já que tinha a flexibilidade de transitar entre vários estilos e escolas, e não ficar preso a um único pensamento.
Uma das características mais marcantes do Pré-Modernismo é a exposição e a denúncia da realidade social brasileira, contemporaneidade, temas históricos e nacionalistas. O Triste de Fim de Policarpo Quaresma é um bom exemplo disso, uma vez que nele é feito uma análise da nossa sociedade.